Ir para o conteúdo principal

Sexta-feira, 24 de Março de 2017

STJ publica três novas súmulas



O Livro de Súmulas do STJ foi atualizado ontem (03) e traz três novos enunciados: são os de nºs 580, 581 e 582, além de novos índices.

A Súmula nº 580 diz respeito ao termo inicial de incidência da correção monetária do seguro DPVAT: “A correção monetária nas indenizações do seguro DPVAT por morte ou invalidez, prevista no parágrafo 7º do artigo 5º da Lei 6.194/1974, redação dada pela Lei 11.482/2007, incide desde a data do evento danoso".

A Súmula nº 581 dispõe que "a recuperação judicial do devedor principal não impede o prosseguimento das ações e execuções ajuizadas contra terceiros devedores solidários ou coobrigados em geral, por garantia cambial, real ou fidejussória".

E a Súmula nº 582 registra que "consuma-se o crime de roubo com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça, ainda que por breve tempo e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa roubada, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada".

Leia na base de dados do Espaço Vital todas as súmulas do STJ.


Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Três novas súmulas do TRF-4

Quando a condenação puder ser substituída por somente uma pena restritiva de direitos, a imposição deve ser, preferencialmente, a de prestação de serviços à comunidade, “porque melhor cumpre a finalidade de reeducação e ressocialização do agente."

Três novas súmulas do STJ

Uma delas define que a responsabilidade solidária do ex-proprietário, prevista no art. 134 do Código de Trânsito Brasileiro, não abrange o IPVA incidente sobre o veículo automotor (período posterior à sua alienação).