Ir para o conteúdo principal

Sexta -feira, 18 Agosto de 2017

Quarta-feira de Cinzas



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

No Foro Central, meados de dezembro, era uma audiência inicial para tratar de um acidente de trânsito: presentes a autora, o réu e a seguradora denunciada da lide. Sem acordo na tentativa de conciliação, o Doutor Pinheirinho – juiz pouco afeito a gentilezas e que exigia ser chamado de “meritíssimo juiz” – designou audiência de instrução e julgamento para as 8h45 de quarta-feira, dia 22 de fevereiro.

- Mas será Quarta-Feira de Cinzas – disseram, em uníssono, os três advogados.

- A data não é feriado, estarei aqui e antecipo que indeferirei pedidos de adiamento.

Os advogados ficaram de cara amarrada e, já na saída, articularam a reação. Assim ajustaram que, na tal quarta-feira, nenhum deles, nem seus clientes compareceriam. A ausência de todos seria protegida por uma manifestação conjunta a ser estrategicamente protocolada cinco minutos antes do encerramento expediente da sexta-feira precedente ao Carnaval: “As partes vêm dizer que convencionaram a suspensão do feito por cinco dias, para tratativas de acordo, após o que voltarão a peticionar”.

Na tal Quarta-Feira de Cinzas, o Doutor Pinheirinho enfureceu na sua chegada à vara, ao ser informado da petição conjunta. Mas como ele estava diante de uma previsão legal, despachou um sintético “Junte-se e volte”. E descontou seu mau humor em cima da escrevente que, fartamente maquiada, mas com cara de ressaca, chegara de um baile momesco, com paramentos festivos e decote generoso.

- Dê-se ao respeito e cubra-se! – advertiu o Doutor Pinheirinho.

Ela saiu e sem demora retornou, envergando uma amarela capa de chuva, não sem antes, disfarçadamente, deixar cair da bolsa, sobre a mesa de audiências, confetis e serpentinas que trouxera da liberal noitada burlesca.

O Doutor Pinheirinho mandou que chamassem a faxineira e avisou secamente, antes de bater em retirada.

- Eu volto amanhã!

E ainda naquela semana, o “meritíssimo” teve em mãos nova petição das partes, informando que não houvera acordo e que, assim, seria necessária a designação de audiência. Lição de vida aprendida, o magistrado marcou a solenidade para um mês depois: era uma quarta-feira comum, dia útil... mas convenientemente às 10h da manhã.


Comentários

Antonio Ernando Correa Novais - Advogado E Professor De Direito Civil 06.04.17 | 10:36:36
Sem dúvidas, uma das melhores coisas que vejo em meus e-mails são as hilárias questões divulgadas pelo Espaço Vital. Além de conhecimentos de Direito, nós também nos divertimos quanto à forma de abordagem dos temas. Sempre tenho indicado Espaço Vital aos meus alunos do Curso de Direito.
Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Gerson Kauer

Chiclete cor de rosa

 

Chiclete cor de rosa

A sala está lotada de advogados, que esperam o início da sessão de julgamentos e os respectivos pregões de seus interesses. Na primeira fila, um profissional da advocacia aguarda a sua vez. No canto da boca, masca uma goma de mascar, que expele bolhas...

Gerson Kauer

É dando que se recebe...

 

É dando que se recebe...

O advogado papão, com muito jeito e cautela, tenta se aproximar da juíza linda – ambos solteiros. Na segunda-feira, numa audiência, há troca de olhares. Na quinta, ele é atendido para “conversar sobre um processo”. Atos finais: um tapa na cara e voz de prisão...

Charge do Kauer

A rifa íntima

 

A rifa íntima

 Ao atender uma possível nova cliente para uma “causa de família”, o advogado porto-alegrense – bem instalado em prédio classe A - se surpreende com a pretensão da chamativa visitante. Ex-gerente de vendas, desempregada, ela agora dedica-se a serviços prestados de cama...

Charge de Gerson Kauer

Assédio no quartel

 

Assédio no quartel

Ao elaborar as escalas de trabalho, o superior hierárquico tinha como um de seus objetivos que a simpática e recém recrutada soldado da Brigada Militar se transformasse no “anjinho celestial” dele. Custou caro!

Gerson Kauer

Impasse conjugal

 

Impasse conjugal

O cidadão sofreu grave acidente de trânsito e sua masculinidade foi danificada. O médico assegurou-lhe que a ciência moderna poderia devolver a virilidade, mas que o seguro-saúde não cobriria o procedimento. A esposa teve decisiva participação na decisão.

Gerson Kauer

Primorosa carreira na televisão

 

Primorosa carreira na televisão

Atores e principalmente atrizes que buscavam trabalhos em novelas e programas de tevê passavam por um constrangimento: aceitar, ou não, “fazer nu”. É que “a emissora não aceitava tatuagens, nem marcas na pele”. Depois, vinha um outro tipo de assédio. Antonieta, uma das vítimas, já foi indenizada: R$ 30 mil.