Ir para o conteúdo principal

Edição sexta-feira , 20 de julho de 2018.

Quatro novas teses do STJ



O STJ disponibilizou ontem (16) mais quatro temas na ferramenta Pesquisa Pronta. Ela foi criada com a intenção de facilitar a consulta aos entendimentos da corte sobre temas jurídicos relevantes.

• Direito Previdenciário

“Embora os julgados do tribunal apontem a impossibilidade de acumulação de mais de um auxílio-acidente, a jurisprudência admite, em caso de novo infortúnio, o recálculo do benefício que estava sendo pago, somando-se ao salário de contribuição vigente no dia do segundo acidente, para melhorar o valor obtido”.

• Direito Processual Penal

“Em análise a respeito da competência para manutenção ou transferência de preso para o sistema penitenciário federal, não cabe ao juízo federal discutir as razões do juízo de origem que solicitar renovação do prazo de 360 dias, estabelecido no artigo 10, parágrafo 1º, da Lei nº 11.671/08, quando permanecerem os motivos que ensejaram a transferência do preso para o sistema federal”.

• Direito Administrativo

“É nulo o processo administrativo disciplinar cuja comissão processante é integrada por servidor não estável”.

• Direito Tributário

“O tribunal tem decidido pela não incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos serviços de composição e impressão gráfica”.


Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Lula não tem direito a dar entrevistas

Juíza que tem jurisdição sobre a execução da pena imposta ao ex-presidente nega pedido da Folha de São Paulo, SBT e Portal Uol.

Foi-se a Copa?

Versos de Carlos Drummond de Andrade, logo depois da Copa do Mundo de 1978 (Argentina campeã), vaticinaram que os brasileiros (derrotados) podem cuidar de outros problemas. O que acontecerá se Tóffoli assumir a presidência do STF em agosto de 2018?

Assédio em transporte escolar

TJRS confirma, em reexame necessário, sentença cível que determinou afastamento do condutor de veículo oficial que conduzia estudantes. Mas no juízo criminal houve a ocorrência da prescrição punitiva.