Ir para o conteúdo principal

Edição sexta-feira , 20 de julho de 2018.

O que é a plataforma que sinalizou três alertas vermelhos no RS



O Atlas Global de Justiça Ambiental (EJAtlas - http://www.ejatlas.org ) é uma plataforma online interativa de mapeamento de conflitos ambientais no mundo e tem como objetivo tornar mais acessível a informação e dar mais visibilidade a estes conflitos. O mapa compõe o projeto EJOLT – Environmental Justice Organizations, Liabilities and Trade, no qual participam mais de 100 especialistas e pesquisadores de 23 universidades e organizações não-governamentais de 18 países.

O projeto é centralizado no Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha.

A plataforma possibilita a pesquisa de conflitos ambientais por país, por tipo de material (minerais, hidrocarbonetos, água ou resíduos nucleares), por companhias envolvidas e por países. No Ejatlas há 2.477 conflitos socioambientais reportados no mundo e no Brasil há até o momento 104 quizilas registradas.

A Ejatlas tem o apoio de movimentos sociais, organizações civis e especialistas que contribuem para preencher o mapeamento com mais casos de conflitos e informações sobre os registrados. Dentre esse conjunto de colaboradores, o Grupo de Pesquisa de Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) auxilia nessa tarefa de preenchimento da plataforma.

Desse modo, o conflito socioambiental acerca da possibilidade de instalação do Projeto Caçapava do Sul, da Nexa Resources (Votorantim) no interior de Caçapava do Sul (RS) tem mobilizado diversos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Camaquã, principal rio do Bioma Pampa, incluindo Rio Grande, por ser onde poderá escoar a produção para exportação.

As atividades de mineração incluem a extração de cobre, zinco e prata e a extração de chumbo para a exportação. Esse projeto poderá impactar diretamente o local do empreendimento (Passo do Cação) e também um conjunto de pessoas que desenvolvem atividades socioeconômicas e projetos de vida que tem como característica a convivência com o bioma Pampa. Sobretudo, também poderá impactar os 28 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Camaquã ao longo dos seus 430 km.


Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Lula não tem direito a dar entrevistas

Juíza que tem jurisdição sobre a execução da pena imposta ao ex-presidente nega pedido da Folha de São Paulo, SBT e Portal Uol.

Foi-se a Copa?

Versos de Carlos Drummond de Andrade, logo depois da Copa do Mundo de 1978 (Argentina campeã), vaticinaram que os brasileiros (derrotados) podem cuidar de outros problemas. O que acontecerá se Tóffoli assumir a presidência do STF em agosto de 2018?

Assédio em transporte escolar

TJRS confirma, em reexame necessário, sentença cível que determinou afastamento do condutor de veículo oficial que conduzia estudantes. Mas no juízo criminal houve a ocorrência da prescrição punitiva.