Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira, 16 de outubro de 2018.

Foi-se a Copa?



Carlos Drummond de Andrade versejou, em 24 de junho de 1978, logo após a Copa do Mundo vencida pela Argentina (país-sede) – quando o Brasil ficou em terceiro:

“Foi-se a Copa? Não faz mal.
Adeus chutes e sistemas.
A gente pode, afinal,
cuidar de nossos problemas.

Faltou inflação de pontos?
Perdura a inflação de fato.
Deixarmos de ser tontos
se chutarmos no alvo exato.

O povo, noutro torneio,
Havendo tenacidade.
Ganhará, rijo, e de cheio,
a Copa da Liberdade!

(Do baú do Espaço Vital, copiado de “Poesia e Prosa”, Ed. Nova Aguilar, 1992).

Quando agosto e setembro chegarem...

Há especulações brasilienses de que Michel Temer viajará à Europa em agosto e que, assim, Cármen Lúcia assumirá a Presidência da República.

Tal hipótese, abriria caminho para que, como vice-presidente do STF, Dias Toffoli assumisse a presidência, interinamente, da corte.

Especulação: caminho aberto, então, ainda em agosto, para que Tóffoli pautasse as duas ações de constitucionalidade que se contrapõem à execução antecipada das penas.

Como serão os dois próximos meses no Brasil? Quantos novos plantões jurisdicionais? E os habeas corpus chegando...


Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Toffoli sanciona sanciona três leis

O presidente do STF voltou a despachar do Planalto 13 anos depois de ter ali trabalhado como subchefe da Casa Civil, de 2003 a 2005, durante a gestão de José Dirceu.

Apple continuará a usar, no Brasil, a marca iPhone

Conforme a decisão, ontem (20) do STJ, a brasileira IGB Eletrônica (Gradiente) poderá manter a marca G Gradiente Iphone, mas sem exclusividade sobre a palavra “iphone" , que também identifica os celulares da empresa estadunidense.

Validade do aval em nota promissória sem a outorga uxória

Mas, atenção! A garantia é ineficaz com relação ao cônjuge que não consentiu. Ficam obrigados os que – mesmo casados, ou em união estável – assinaram isoladamente. Decisão é do STJ em caso oriundo de Santa Catarina.

Nomeação para cargo político não é nepotismo

A 2ª Turma do STF anulou a condenação por improbidade de ex-prefeita que nomeou o marido como secretário de gabinete.Próximo julgamento de caso com repercussão geral reconhecida acabará com todas as controvérsias.