Mais profissionais brasileiros com formação universitária chegam aos EUA


 Estamos indo!...

Um novo perfil de imigrantes brasileiros: profissionais com formação universitária e experiência que, após cumprirem todos os ritos legais imigratórios para trabalhar ou estudar, chegam aos Estados Unidos.

O Departamento de Imigração dos EUA confirmou ontem (9) haver, em 2018, emitido 4.458 autorizações para brasileiros natos – o que representa um crescimento de 27,3% em comparação com 2017. Todos com entrada pela porta da frente.

• Alvorada crepuscular

Depois do corte de 18% no orçamento de 2020, o ministro Sérgio Moro, da Justiça, anuncia a busca de recursos externos e privados para o plano de segurança nacional, já lançado em agosto com cinco cidades no projeto-piloto: Ananindeua (PA), Paulista (PE), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR) e Cariacica (ES). Técnicos negociam com Fiesp, Banco Interamericano de Desenvolvimento e BNDES.

Uma das metas é chegar até 2022 a 60 dos 121 municípios brasileiros mais violentos do país, entre os quais Alvorada (RS), o sexto com números mais crepusculares no Brasil. Seus números oficiais consideram, em 2017, uma população de 208.177 com alta taxa de homicídios: 112,6 (a cada 100 mil habitantes).

Os maiores índices relativos e absolutos de violência letal no Estado do RS se concentram na Região Metropolitana. Além de Alvorada, as cidades gaúchas mais perigosas, segundo o Atlas Brasileiro da Violência, são Gravataí, Viamão, Porto Alegre e Sapucaia do Sul.

 O Supremo agradece

Brasil-Senado-2019-interesses. Tudo ligado por hifens. Eis que David Alcolumbre trancou nos escaninhos de seu gabinete o pedido de criação da CPI da Toga.

Mais: como presidente da Casa, ele também, trabalha para convencer seus colegas a retirarem suas assinaturas de apoio à abertura da comissão parlamentar de inquérito.

• Ranking de surpresas

O Flamengo foi o time esportivo mais mencionado em todo o mundo entre janeiro e agosto deste ano, de acordo com uma pesquisa inédita feita pelo Twitter.

Também foi o único brasileiro entre os dez mais. Ficou à frente, pela ordem, do Manchester United, Barcelona, Real Madrid, Liverpool, Los Angeles Lakers, Juventus, Paris Saint-Germain, Al Hilal e Manchester City. O segundo time brasileiro mais citado (e o 16º em nível global) é o Vasco da Gama.

Em seguida, aparecem, o Corinthians, o clube de maior torcida de São Paulo, em 21º; o Palmeiras em 23º; o Fluminense em 24º; e o São Paulo em 26º lugar.

Os dois grandes clubes gaúchos estão bem mais abaixo entre os lembrados e ´tuitados´: o Grêmio em 37º e o Inter em 64º. Há surpresas (é o caso do Vasco) e seguramente controvérsias.