A vida difícil dos jovens no Grêmio


Dois assuntos hoje. O primeiro é a morte de Espinosa. Grande perda. Nosso técnico campeão do Mundo, título que a IVI – imprensa vermelha isenta – insiste em não reconhecer.

Pois a FIFA lamenta a morte de Espinosa, o grande técnico campeão do Mundo pelo Grêmio. Mas para a IVI, isso não é bem assim... A IVI sabe muito....

Mas isso de IVI não ec-xiste. Até os chapas brancas do Grêmio acham que “isso de IVI é uma bobagem”. Pois é. Basta ver a extrema excitação para com a Pré-Libertadores, que já era Libertadores sem o Pré. A IVI sempre dá um jeito. Cada partida do Inter é “do século”, “do ano”, “tudo ou nada”.

E, segundo a IVI, o primeiro Gre-Nal da Libertadores só se realizará graças à classificação do Inter. Ah, bom. O fato de o Grêmio já estar aí, esperando, não merece registro.

O segundo assunto é a vida difícil dos jovens no Grêmio. A titularidade do Pepê, por exemplo. Parece um favor quando colocam o menino. Para quem lembra do Arthur, nada surpreende. Ronaldinho Gaúcho foi banco. Anderson também.

O Grêmio tem uma política de adoração pelos (mais) velhos e reconhecimento tardio dos jovens.

Por exemplo, o caso Ferreirinha: o Grêmio não tem pudor em pagar 900 mil para um ex-jogador como Tardelli e faz pouco caso e se nega a pagar – não sei quanto, mas não deve ser tanto assim – ao Ferreirinha.

O menino está errado? Pode ser que sim. Alguém já mostrou que o Marcelo Hermes errou feio se comportando desse modo. Mas, por favor, deixar Ferreirinha ir embora, assim?

Para anotar: Vinicius Jr foi vendido, pelo Flamengo, para a Europa com 17 anos. O Grêmio não consegue vender Everton porque já está “velho”. Que tal? Vida difícil dos jovens no Grêmio.

A política de bruxismo sempre é deletéria. Vai e vem, acaba estourando, porque os mais velhos cansam mais, machucam-se mais facilmente. E os garotos acabam entrando na exceção. Enfim, apenas registro temores e anseios de parcela de torcedores.

Por fim, um terceiro assunto, “meio ad hoc”: pode ficar perigosa a situação da dupla na Copa Libertadores... se os dois jogarem à moda Texas, retrancados e empatarem os dois jogos. Podem dar sopa para o azar. Só para registrar.