Home office e a tecnologia: do limão à limonada!


Já que estamos em home office, que tal aprender algumas dicas práticas de como usar melhor a tecnologia para beneficiar a si e ao seu negócio?

São três tópicos com ideias simples, objetivas e práticas de como gerir, usando a tecnologia como aliada.

1. Tempo

No home office, tempo é um grande aliado e um grande problema. Aliado, pois ao não perdermos tempo com deslocamentos, podemos produzir mais. Um problema: temos inúmeras distrações e também, muitas vezes, questões familiares junto com o trabalho, o que antes não acontecia.

Para isto, são essenciais medidas simples e funcionais, como levantar, se arrumar, tomar banho e ir para outro cômodo da casa para trabalhar - caso não tenha um escritório ou dormitório diferente. Precisamos dar a sensação que estamos em outro local da casa para dar a ideia de trabalho.

Dedicar um tempo exclusivo ao trabalho é igualmente importante, pois se misturar tudo (família, comida, trabalho, etc) será muito complexo gerir o tempo adequadamente.

Deixar o celular de lado, e distrações como redes sociais para o momento do descanso ou após o período de trabalho. Aja como se estivesse no ambiente de trabalho mesmo!

2. Software jurídico

Um bom momento para revisar os fluxos internos do escritório: pensar em mudar as funções dos colaboradores; entender o que realmente é necessário e o que não é mais.

Menos é mais. Precisamos - cada vez mais - aprender a viver com menos.

Dica essencial: aprender a usar agenda, tarefas, lembretes e tudo mais que o sistema oferece para automatizar o trabalho. Se a máquina faz, podemos focar no que realmente importa que é pensar.

3. Ferramentas gratuitas

Não tem software? Não pode investir neste momento? Aproveite ferramentas de gestão na nuvem, gratuitas, para fazer as tarefas com mais propriedade e simplicidade. Temos várias famosas, mas faço uma pequena lista do que uso e recomendo:

· Email: Gmail

· Agenda: Google agenda ou agenda no icloud

· Arquivos na nuvem: Google Drive/File Stream, Dropbox, Onedrive

· Tarefas: Google Tarefas (integrado à agenda), Trello

· Lembretes: Google Lembretes, Lembretes Apple

Usando estas ferramentas, sua produtividade poderá aumentar e disponibilizar mais tempo para pensar nos clientes, como melhor atuar para eles e mantê-los, o que também é um desafio do home office.

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Use e abuse da tecnologia; senão, você é que ficará com menos tempo para o que realmente importa!

Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores. Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com