Surpresa conjugal coloca pequeno município gaúcho em destaque nas redes sociais


O que seria um vídeo de agradecimento, dedicado ao deputado federal Giovani Cherini  (PL-RS), está viralizando nas redes sociais por causa de um detalhe extra-roteiro: a apresentação da nova namorada do prefeito. O áudio-visual reúne uma série de pessoas da cúpula da administração municipal de  São José das Missões, (RS) - entre eles vereadores, secretários do Poder Executivo e o prefeito Gilmar Weber Tolfo; ele é do PL, mesmo partido de Cherini.

Na apresentação, todos os participantes saúdam o repasse viabilizado por Cherini, que permitiram a chegada de uma van para uso na assistência social no município. O próprio deputado descreveu assim, em suas redes: "Uma emenda parlamentar de minha autoria no valor de R$ 170 mil  para aquisição de uma van para a assistência social".

O detalhe que chamou a atenção, contudo, não diz respeito ao orçamento do município, nem mesmo às ações sociais. É que entre as pessoas que aparecem no vídeo está a secretária de Assistência Social, que se apresenta como Clarice Ellwanger Tolfo e primeira-dama do município” – que por sinal se atrapalha bastante em sua fala.

Numa outra tomada, no mesmo ambiente de gravaçãoaparece o prefeito Gilmar falando que “a gente VEVE de votos” (sic). Ao lado dele está a vereadora Eliane Jadischke (PL), que também se apresenta, antes de agradecer a Cherini pela emenda: “Boa tarde. Sou a vereadora Eliane Jadischke Tasso. Sou agente de saúde e sou a nova namorada do prefeito Gilmar Tolfo. Vou trabalhar incansavelmente pela população de São José das Missões.

As tomadas continuam com outros depoimentos de agradecimento, mas ninguém fez referência ao ocorrido. O conteúdo foi divulgado inicialmente pela revista Veja, na coluna Radar.

Na página do deputado Giovani Cherini no Facebook, o vídeo aparece editado (com somente um minuto de duração) e exclui a parte em que há apresentação da nova namorada do prefeito, restando somente o depoimento da primeira-dama.

O vídeo completo a que o Espaço Vital teve acesso, tem quatro minutos de duração e circula pelo WhatsApp com a marca de "encaminhado com frequência".

São José das Missões é um município gaúcho, no norte do Estado. (Não confundir com São Pedro das Missões, nem com São Miguel das Missões, nem com São Paulo das Missões). Ele limita-se com Sarandi, Palmeira das Missões, Sagrada Família e São Pedro das Missões.

Fundado em 20 de março de 1992 tem 29 anos de existência. Sua área total é de 98 km2. E a população contada no último censo (2010) foi de 2.720 habitantes – a projeção para 2012 é de 3.055.

Veja as imagens e escute o som. Clique aqui.

Contrapontos

O Espaço Vital procurou contato com o prefeito Gilmar Weber Tolfo, com a administração do Município de São José das Missões, com o deputado Giovani Cherini e com a vereadora Eliane Jadischke.

Não houve retornos.