Ir para o conteúdo principal

Edição de quinta-feira ,14 de novembro de 2019.

Formato novo do Espaço Vital facilita o acesso por meio dos ´smartphones´



Arte EV sobre foto Camera Press

Imagem da Matéria

Leitores habituais do Espaço Vital observarão na edição de hoje do Espaço Vital algumas mudanças visuais. O padrão será seguido doravante.

A nova feição foi planejada e está sendo executada pelos experts em construção de saites, Gregor Schrank e Camila Adamoli, titulares da Desize. Esta é uma agência web, de origem gaúcha, que está no mercado desde 2004, ano em que começou a trabalhar para o Espaço Vital.

As novas dimensões horizontais do Espaço Vital estão atentas ao que o IBGE divulgou há poucos dias: um estudo sobre o acesso dos brasileiros à Internet móvel. E essa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios também revelou informações importantes sobre o futuro da televisão no Brasil.

O mundo virtual é realidade para quase metade dos brasileiros: mais de 85 milhões de pessoas surfaram na rede em 2013; não há números fechados para 2014. Ainda há muita gente excluída do universo digital, mas em cinco anos, o aumento foi de mais de 50%.

E pela primeira vez dá para saber como as pessoas acessaram a Internet. Muitas já dispensaram o computador: sete milhões de brasileiros se conectaram só pelo ´tablet ou pelo celular. Na maioria dos Estados da região Norte eles viraram os principais meios de acesso à rede. Em 43% das casas no Amapá, navegar só pela telinha do celular.

O IBGE também investigou que tipo de televisor o brasileiro tem em casa. São 103 milhões de aparelhos no país.

O televisor de tubo, que nem é fabricado mais, é o único modelo que existe na sala de mais da metade das casas brasileiras. E a informação sobre a quantidade desses aparelhos é importante porque elas só vão poder receber o sinal digital se a pessoa comprar um conversor.

A partir do ano que vem, o sinal analógico já vai começar a ser desligado, e a meta do governo é fazer a substituição pelo sinal digital em todo o país até 2018. Em abril do ano que vem Brasília deverá ser a primeira grande cidade a ter o sinal analógico desligado.

Entre as atividades realizadas por quem acessa a Internet no telefone celular, os dados indicam que 30% das pessoas acessaram redes sociais; 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos; 25% acessaram e-mails; e 23% baixaram aplicativos.

Apesar de crescente, o número de brasileiros que usam a rede pelo smartphone ainda é pequeno quando comparado à quantidade de pessoas que utiliza telefones móveis. No país, são 143 milhões de pessoas que usam celular, ou seja, 85% da população com 10 anos de idade ou mais.

Mantendo o padrão aos leitores tradicionais que acessam o EV em computadores e notebooks; e desejoso de servir melhor a quem nos lê por meio de ´smartphones´ é que o Espaço Vital chega a cada um de seus leitores com um novo jeito, sutilmente adaptado para acompanhar as tendências.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Camera Press

Estudo de Harvard associa YouTube a impulso à pedofilia

 

Estudo de Harvard associa YouTube a impulso à pedofilia

Uma pesquisa recém concluída diz que um algoritmo da plataforma da empresa subsidiária do Google recomendou um vídeo inocente de menina brasileira, de dez anos de idade, a usuários de conteúdo sexual. “Fiquei assustada com os milhares de visualizações” – diz a mãe da criança. As informações são do jornal New York Times.

CNJ sofre ataque de hacker

A invasão foi feita por uma pessoa que se intitula “Aline 1”.  Dados (nomes completos, números de contas bancárias, telefones, CPFs e senhas) de milhares de pessoas foram vazados.

Multa de R$ 2.4 milhões ao Facebook

Informações de, no mínimo, 1 milhão de britânicos foram vazadas. A empresa falhou em lidar com a questão, mesmo após ter sido alertada.