Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), terça-feira, 26 de maio de 2020.

Alterações no Estatuto do Idoso prestigiam os que já têm 80 de idade



Publicada ontem (13) no Diário Oficial da União, já está em vigor a Lei nº 13.466/2017, que altera o Estatuto do Idoso a fim de incluir prioridade especial – dentre os maiores de 60 anos – para aqueles que tenham mais de 80 anos.

Assim, nas filas de idosos, cada vez mais concorridas nos bancos e supermercados, os octogenários já podem exibir suas carteiras de identidade, e passar à frente dos sexagenários e septuagenários, também considerados idosos – mas até agora num mesmo bloco – pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

O projeto de lei é de autoria do deputado Simão Sessim (PP-RJ). Segundo ele, o Estatuto do Idoso deixara uma lacuna, ao não estabelecer prioridade especial para pessoas com mais de 80 anos. O parlamentar destacou que, com o aumento da expectativa de vida no Brasil, já existem mais de 3 milhões de brasileiros com mais de 80 anos.

Detalhe: Aos 81 de idade, Sessim - carioca do Rio de Janeiro (capital) - nascido em 8 de dezembro de 1935, é advogado, professor e político brasileiro, que exerce atualmente o décimo mandato consecutivo de deputado federal (PP).

Nos termos da nova lei, dentre os idosos “é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos”.

A alteração do Estatuto aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República tem ainda dois outros comandos:

1. “Em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os mais idosos, exceto em caso de emergência”;
2. “Dentre os processos de idosos, dar-se-á prioridade especial aos maiores de 80 anos”.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Um decreto presidencial derruba 323!

As normas são do período de 1918 até fevereiro de 2019, ao longo de 101 anos de República e deixarão de existir no próximo dia 17 de agosto.

Nova norma altera dispositivos das Lei das Sociedades Anônimas

Lei federal nº 13.818, ontem publicada, dispõe sobre as publicações obrigatórias e amplia para R$ 10 milhões o valor admitido de patrimônio líquido para que a sociedade anônima de capital fechado faça jus ao regime simplificado de publicidade de atos societários.

Arte de Camila Adamoli sobre fotos Visual Hunt e Camera Press

Programa Veículo Legal: ideia gaúcha para uma quitação às claras

 

Programa Veículo Legal: ideia gaúcha para uma quitação às claras

Começa a tramitação do projeto de autoria do deputado Sebastião Melo (MDB). O IPVA atrasado e as multas de trânsito poderão ser pagos, on line, via cartões de crédito e/ou débito, no momento da abordagem policial. Excluem-se os veículos envolvidos em ilícitos policiais e os com pendências judiciais. Leia a íntegra do projeto de lei.

Liminar suspende obrigatoriedade de bombeiros civis em shopping

A lei municipal - sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior - estabelece como “obrigatória a contratação de equipes com profissionais habilitados para o combate a incêndio” em estabelecimentos com capacidade de lotação mínima de 400 pessoas, ou de mil pessoas, no caso de ´campi´ universitários.