Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta-feira , 14 de dezembro de 2018.

Morre o advogado Mathias Nagelstein



Gabriela Di Bella / Jornal do Comércio (POA)

Imagem da Matéria

Faleceu no fim da tarde desta segunda-feira (16) o advogado criminalista Mathias Nagelstein, pai do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein (MDB). O advogado tinha 81 anos e estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, devido a complicações do mal de Alzheimer.

Com a notícia, a vereadora Mônica Leal (PP), que presidia a sessão, decidiu encerrar os trabalhos. A decisão está baseada no regimento interno do Legislativo municipal.

Natural de Caxias do Sul, Mathias Nagelstein formou-se em Direito pela PUC-RS, em 1961, e em 1986 tornou-se especialista em Direito Criminal. Iniciou a carreira política em Bagé como vereador (1968/1971). Foi, sucessivamente, procurador-geral do Município de Porto Alegre e chefe da Casa Civil do Estado, nas gestões de Alceu Collares (PDT) e juiz do Tribunal Militar do RS, de 1991 a 1997, onde também foi presidente de 1996 a 1997.

Em 16 de novembro de 2009, Mathias Nagelstein concorreu, como candidato de oposição, às eleições da OAB-RS. Foi derrotado, ficando em segundo lugar. No pleito houve a reeleição de Claudio Lamachia (2010/2012).

Em sua conta pessoal no Twitter, Valter Nagelstein escreveu: “Segurando na mão dele acabo de perder meu velho, meu amigo, meu maior apoiador, minha rocha e minha fortaleza”.

O velório será hoje, a partir das 9h, no Tribunal de Justiça Militar do Estado e o enterro será às 16h, no Cemitério Israelita de Porto Alegre.


Comentários

Mario Fernando Gonçalves Lucas - Advogado. 18.07.18 | 15:23:52

Tive o privilégio de conhecê-lo ainda em Bagé, quando era um dos melhores advogados atuantes naquela comarca, nos idos anos 70. Descanse em paz. Minhas condolências à família enlutada.

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Lucas Pfeuffer - OAB/RS

A Situação ganhou de novo!

 

A Situação ganhou de novo!

O grupo OABMais que, em 2007 assumiu pela primeira vez a OAB gaúcha, ficará no poder por mais três anos, a partir de 1º de janeiro próximo, em função da expressiva vitória de Ricardo Breier sobre os oposicionistas Paulo Petri da Silva e Paulo Peretti Torelly.