Comissão Eleitoral da OAB-RS pede desculpas à advocacia porto-alegrense
Advocacia | Publicação em 30.11.18Caroline Tatsch - OAB/RS

A Comissão Eleitoral da OAB-RS expediu nota oficial em que pede desculpas pelos problemas de filas surgidos nas primeiras horas da votação, nesta sexta-feira:
“A Comissão Eleitoral da OAB-RS vem a público pedir desculpas aos 22 mil advogados e advogadas votantes em Porto Alegre, que enfrentaram problemas de fluxo para votar na manhã desta sexta-feira (30) no Ginásio Gigantinho.
Conforme regramento eleitoral, a votação deve acontecer de forma direta e obrigatória. Esse regramento também destaca a obrigatoriedade do uso de urnas eletrônicas no pleito eleitoral das seccionais da entidade. Assim, se faz necessária a presença física da classe no ato de votação.
Com o fato ocorrido durante a manhã do pleito, a Comissão Eleitoral já recomendou mudanças no provimento para que os próximos colégios eleitorais aconteçam de forma virtual, evitando o deslocamento dos mais de 58 mil advogados votantes em todo o Rio Grande do Sul.
Da mesma forma, as três chapas concorrentes visitaram o local na quinta-feira (29) e não fizeram nenhuma observação em relação à estrutura. Além disso, os bombeiros deram alvará de funcionamento e estiveram presentes ao longo de todo o processo eleitoral auxiliando para a melhor fluência dos eleitores.”
Realmente foi um absurdo, desumanas mesmo as condições do local, principalmente nas Seções de 1 a 5 (onde eu vi pessoalmente, e também votei). Parecíamos gado no brete e, pior, o contrafluxo de quem votou era pelo mesmo brete. Pessoas passando mal com o calor; uma senhora de mais idade desmaiou a dois metros de mim. Que falta de respeito! Anulei meu voto.