Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS),sexta-feira, 29 de maio de 2020.

Os ricos mocassins do ministro



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Não é Primeiro de Abril, mas quase... Era a primeira terça-feira (02) do mês, quando um passageiro vip desistiu da prerrogativa de embarcar no terminal 2 do aeroporto de Brasília, local por onde acessam as autoridades. Talvez querendo medir sua popularidade, o notório calvo misturou-se aos mortais e foi direto ao terminal 1.

Ali, ele subiu a rampa que dá acesso ao raio x. Depositou seu celular no recipiente apropriado e passou pelo pórtico da engenhoca. A máquina apitou, sinalizando algum item de metal nos pés do esguio passante. “Talvez seja no salto do par de mocassins italianos que Vossa Excelência está usando” – sugeriu, tímido, o agente de olhos bem abertos.

Instado a tirar os sapatos, ao viajante foi oferecida a possibilidade de usar protetores descartáveis, para não sujar as finas meias escocesas. Mas ele recusou, a pretexto de que “aqui todos sabem quem eu sou”. E assim, impoluto, ele seguiu rumo à porta da aeronave. O comum agente chamou a autoridade do local.

Um delegado da PF foi ao encontro do já embarcado supremo passageiro. A ele foi determinado - ao que parece com injustificável descortesia - que voltasse ao raio x. Seguiu-se rebuscado e jurídico bate-boca, ao fecho do qual Sua Excelência consentiu em, ali mesmo no interior da aeronave, ser escaneado por uma "raquete detectora", que faz semelhante função à do raio x.

Mocassins liberados, um dos aeronautas a bordo, espirituoso, alfinetou reticente e em voz baixa, mas audível a quem estava sentado na fileira nº 1: “É pelos pés que se conhece o ditador...

Na “rádio-corredor” do Conselho Federal da OAB contabilizou-se tal história como “mais uma do Doutor Torquemada”. Então, um interessado – mas pouco culto - estagiário quis saber: “Quem é Torquemada?”.

Escutou, então, de um jurisconsulto da casa uma esclarecedora resposta: “Foi o temível inquisidor que dominou a Espanha nos fins do século XV e que, agora, em pleno século 21, sob o codinome de ´Alexandre, o Grande´ está de volta aos cenários brasilienses”.

O verdadeiro nasceu na Grécia em 356 a.C.

__________________________________________________________________________________________
Siga o Espaço Vital no Facebook !

Estamos com perfil novo no Facebook, mais atuante e sempre levando as notícias do meio jurídico, humor e crítica. Aquele anterior perfil a que o leitor se acostumou até 2018, não mais está ativo. Interaja conosco no novo local certo. Siga-nos!

Este é o novo perfil do Espaço Vital no Facebook: clique aqui


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Charge de Gerson Kauer

A justificada parcialidade do juiz

 

A justificada parcialidade do juiz

Um pênalti incomum cometido por um zagueiro. Gol da equipe adversária e fim do sonho de estar na elite do futebol gaúcho. Depois da partida, na entrada do vestiário, o goleiro agride seu companheiro de time. No juízo criminal, o magistrado decide com pleno e pessoal conhecimento da causa e absolve o acusado. O texto é do advogado Carlos Alberto Bencke. 

Charge de Gerson Kauer

O automóvel da “potranca” da esquina

 

O automóvel da “potranca” da esquina

“O comportado líder cooperativista, pai de família respeitado e dinheiro sobrando na conta bancária, engraça-se - na média cidade - por uma comerciante local, premiada por Deus em termos físicos. E a presenteia com um automóvel. Um engano da loja de carros na entrega põe tudo a perder”. O texto é de Carlos Alberto Bencke.

Charge de Gerson Kauer

Viagem na maionese jurídica

 

Viagem na maionese jurídica

“O cidadão gaúcho foi ao supermercado exclusivamente para comprar um sachê de maionese. Pagou R$ 6 e ao chegar em casa constatou que a embalagem e o cupom de caixa mencionavam 500 gramas. Mas o peso real era de 260g. ´Abalado´, o consumidor contratou três advogados para a ação por dano moral”.

Charge de Gerson Kauer

´Número 1, ou número 2?´

 

´Número 1, ou número 2?´

“O título do Romance Forense de hoje tem nada a ver com os dois primeiros dos quatro filhos de notório político. É uma história que se passa em uma distribuidora farmacêutica, irredutível no controle dos empregados, de ambos os sexos, nos momentos em que vão aos banheiros”.

Charge de Gerson Kauer

Quem quer ser atriz na televisão?

 

Quem quer ser atriz na televisão?

O anúncio nos classificados do jornal foi insinuante: “Empresa com 15 anos de credibilidade busca atrizes sem experiência, para trabalhos em programas de tevê. Garantimos (100%) pelo menos uma participação”. Ao chegarem no Rio de Janeiro, as candidatas tinham que marcar e assinar num formulário:

( ) Sim, aceito fazer nu;

( ) Não aceito fazer nu.