Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta-feira , 19 de setembro de 2019.

Os ricos mocassins do ministro



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Não é Primeiro de Abril, mas quase... Era a primeira terça-feira (02) do mês, quando um passageiro vip desistiu da prerrogativa de embarcar no terminal 2 do aeroporto de Brasília, local por onde acessam as autoridades. Talvez querendo medir sua popularidade, o notório calvo misturou-se aos mortais e foi direto ao terminal 1.

Ali, ele subiu a rampa que dá acesso ao raio x. Depositou seu celular no recipiente apropriado e passou pelo pórtico da engenhoca. A máquina apitou, sinalizando algum item de metal nos pés do esguio passante. “Talvez seja no salto do par de mocassins italianos que Vossa Excelência está usando” – sugeriu, tímido, o agente de olhos bem abertos.

Instado a tirar os sapatos, ao viajante foi oferecida a possibilidade de usar protetores descartáveis, para não sujar as finas meias escocesas. Mas ele recusou, a pretexto de que “aqui todos sabem quem eu sou”. E assim, impoluto, ele seguiu rumo à porta da aeronave. O comum agente chamou a autoridade do local.

Um delegado da PF foi ao encontro do já embarcado supremo passageiro. A ele foi determinado - ao que parece com injustificável descortesia - que voltasse ao raio x. Seguiu-se rebuscado e jurídico bate-boca, ao fecho do qual Sua Excelência consentiu em, ali mesmo no interior da aeronave, ser escaneado por uma "raquete detectora", que faz semelhante função à do raio x.

Mocassins liberados, um dos aeronautas a bordo, espirituoso, alfinetou reticente e em voz baixa, mas audível a quem estava sentado na fileira nº 1: “É pelos pés que se conhece o ditador...

Na “rádio-corredor” do Conselho Federal da OAB contabilizou-se tal história como “mais uma do Doutor Torquemada”. Então, um interessado – mas pouco culto - estagiário quis saber: “Quem é Torquemada?”.

Escutou, então, de um jurisconsulto da casa uma esclarecedora resposta: “Foi o temível inquisidor que dominou a Espanha nos fins do século XV e que, agora, em pleno século 21, sob o codinome de ´Alexandre, o Grande´ está de volta aos cenários brasilienses”.

O verdadeiro nasceu na Grécia em 356 a.C.

__________________________________________________________________________________________
Siga o Espaço Vital no Facebook !

Estamos com perfil novo no Facebook, mais atuante e sempre levando as notícias do meio jurídico, humor e crítica. Aquele anterior perfil a que o leitor se acostumou até 2018, não mais está ativo. Interaja conosco no novo local certo. Siga-nos!

Este é o novo perfil do Espaço Vital no Facebook: clique aqui


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Charge de Gerson Kauer

A ímpia e injusta guerra...

 

A ímpia e injusta guerra...

A propósito da Semana Farroupilha, a bazófia a que foram submetidos um porto-alegrense e sua esposa, por ocasião de um churrasco no Country Club, para homenagear empresários dos EUA que queriam expandir a venda de produtos fumígenos no RS. Quase virou ação indenizatória por dano moral à moda gaúcha.

Charge de Gerson Kauer

Dentadura macabra

 

Dentadura macabra

Uma insólita ação num Juizado Cível, pedindo a condenação solidária de uma família enlutada e de um hospital. A discussão sobre uma dentadura completa, deixada na mesinha de um dos quartos coletivos, e que por engano acompanhou o corpo de um provecto cidadão que falecera na véspera. O texto é do advogado Carlos Alberto Bencke.

Charge de Gerson Kauer

Um caso gaúcho para o Livro Guinness dos Recordes

 

Um caso gaúcho para o Livro Guinness dos Recordes

Pedro e Paula eram jovens ainda – respectivamente 24 e 22 de idade – quando casaram, dez anos atrás. Eles levaram à frente seu matrimônio, sem filhos, durante mais de dez anos de muitas alegrias, poucas tristezas, mas lento declínio da temperatura conjugal. Em janeiro de 2019 a extrema surpresa: um inimaginável triângulo.

Charge de Gerson Kauer

A comarca das vacas

 

A comarca das vacas

O juiz recém nomeado estava assumindo a comarca. Chegou na sexta-feira à tardinha, hospedou-se no melhor hotelzinho da cidade e preparou-se para, no dia seguinte (sábado) cedo, organizar as tarefas para a sua estreia, na segunda-feira. Não imaginava ter que enfrentar um “vacum”.

Charge de Gerson Kauer

Páginas da vida com segredo de justiça

 

Páginas da vida com segredo de justiça

O réu de uma ação penal por assalto é universitário, com matrícula trancada por falta de dinheiro para as mensalidades. Chegara a trabalhar como auxiliar contábil. Mas desempregou-se em decorrência do fechamento de uma indústria. A “primeira vez” dele como assaltante terminou sendo a redenção para que, dando a volta por cima, voltasse à faculdade e concluísse o curso de Direito.

Charge de Gerson Kauer

Para medir o tamanho ´daquilo´...

 

Para medir o tamanho ´daquilo´...

Treze de agosto de 2018, hoje está fazendo um ano. A frustração do consumidor que - após encomendar na internet, e pagar por um aparelho que o tornaria “um amante imbatível” - recebeu uma enorme e maldosa lupa. O texto é do advogado Carlos Alberto Bencke.