Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta-feira , 19 de setembro de 2019.

Passaportes diplomáticos a 404 filhos e cônjuges de deputados



Reportagem do UOL nesta terça-feira (7) mostra que a Câmara dos Deputados concedeu passaporte diplomático a pelo menos 404 filhos e cônjuges de deputados. Esse montante supera o número de deputados que têm o documento (369) e dos que não têm, mas poderiam requerer (114).

O documento garante privilégios em viagem ao exterior, entre as quais a dispensa de filas. A Presidência da Casa e o Itamaraty negam irregularidades na emissão.

O levantamento foi feito pelo UOL nos dias 3 e 4 de maio junto ao portal da Câmara e considerou a relação dos 513 deputados da atual legislatura. Nos dados há casos de deputados reeleitos que mantiveram o documento já concedido e de novatos que tiraram o novo documento.

O deputado que tem o maior número de familiares com o documento, segundo o portal da Câmara, é o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). São sete passaportes: o de Maia, o da mulher e os de cinco filhos.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Depósitos judiciais administrados por bancos privados

Decisão, por maioria, é do Plenário do CNJ ao votar favoravelmente ao questionamento do TJ de São Paulo. A ministra Rosa Weber, do STF,  determinou a mesma solução em pleito semelhante formulado, via mandado de segurança, pelo TJ do Paraná.

STJ garante a freiras direito de permanecer com véu na foto da CNH

Caso é oriundo do Paraná, com sentença de procedência de ação civil pública ajuizada pelo MPF. O TRF-4 já tinha decidido que “ofenderia o princípio da razoabilidade impedir as freiras de permanecerem com véu em suas fotos, porque para passaportes e cédulas de identidade, não há esse impedimento”.