Ir para o conteúdo principal

Edição de quinta-feira , 17 de outubro de 2019.

Hoje o dia mais curto do ano em Porto Alegre



Fotos Patrulha Aérea da Brigada Militar

Imagem da Matéria

VÉSPERA DA CHEGADA DO INVERNO - Ontem (20), o belo entardecer em Porto Alegre, pouco antes do jogo Uruguai x Japão, pela Copa América. Linda paisagem, em duas fotos. Nelas não se percebe o habitual caos no entorno da Arena.

O inverno no Brasil tem início nesta sexta-feira 21 de junho, às 12h54, e termina às 4h. da madrugada de 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera. Serão 93 dias.

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. Justamente hoje (21) será o dia mais curto de 2019 no país. João Pessoa (PB) é a cidade brasileira onde o sol primeiro se porá, nesta sexta-feira: às 17h09.

As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno; no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

O começo da nova estação é marcado pelo evento astronômico conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o hemisfério norte está mais inclinado para o sol. O solstício de inverno é, porém, chamado de solstício de verão no hemisfério norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

E em 21 de dezembro – exatamente dentro de seis meses - o sol passará pela vertical do Trópico de Capricórnio, produzindo a noite mais curta. No penúltimo sábado do último mês de 2019 o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta.

Preparemo-nos e agendemo-nos!

Definições

Solstício - Época do ano em que o Sol, em seu movimento aparente no céu, está mais afastado da linha do Equador, o que ocorre em 21 ou 23 de junho (solstício de inverno no hemisfério sul; e de verão no hemisfério norte); e em 21 e 23 de dezembro (solstício de verão no hemisfério sul, e de inverno no hemisfério norte)

Equinócio - Cada um dos dois momentos, em dois pontos da órbita da Terra, nos quais o Sol passa pelo equador celeste ao descrever a eclíptica, tornando, por isso, os dias iguais às noites, na Terra inteira.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

Brasil 247

Veja demite jornalista que tentava criticar o STF

 

Veja demite jornalista que tentava criticar o STF

A saída de José Roberto Guzzo (foto) – que trabalhava na Editora Abril há 51 anos - se deu após a determinação da direção da revista de não publicar a sua coluna, na edição de sexta passada,  na qual criticava a má qualidade atual do STF.