Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira , 13 de agosto de 2019.

Hoje o dia mais curto do ano em Porto Alegre



Fotos Patrulha Aérea da Brigada Militar

Imagem da Matéria

VÉSPERA DA CHEGADA DO INVERNO - Ontem (20), o belo entardecer em Porto Alegre, pouco antes do jogo Uruguai x Japão, pela Copa América. Linda paisagem, em duas fotos. Nelas não se percebe o habitual caos no entorno da Arena.

O inverno no Brasil tem início nesta sexta-feira 21 de junho, às 12h54, e termina às 4h. da madrugada de 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera. Serão 93 dias.

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. Justamente hoje (21) será o dia mais curto de 2019 no país. João Pessoa (PB) é a cidade brasileira onde o sol primeiro se porá, nesta sexta-feira: às 17h09.

As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno; no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

O começo da nova estação é marcado pelo evento astronômico conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o hemisfério norte está mais inclinado para o sol. O solstício de inverno é, porém, chamado de solstício de verão no hemisfério norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

E em 21 de dezembro – exatamente dentro de seis meses - o sol passará pela vertical do Trópico de Capricórnio, produzindo a noite mais curta. No penúltimo sábado do último mês de 2019 o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta.

Preparemo-nos e agendemo-nos!

Definições

Solstício - Época do ano em que o Sol, em seu movimento aparente no céu, está mais afastado da linha do Equador, o que ocorre em 21 ou 23 de junho (solstício de inverno no hemisfério sul; e de verão no hemisfério norte); e em 21 e 23 de dezembro (solstício de verão no hemisfério sul, e de inverno no hemisfério norte)

Equinócio - Cada um dos dois momentos, em dois pontos da órbita da Terra, nos quais o Sol passa pelo equador celeste ao descrever a eclíptica, tornando, por isso, os dias iguais às noites, na Terra inteira.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Notícias Relacionadas

STJ garante a freiras direito de permanecer com véu na foto da CNH

Caso é oriundo do Paraná, com sentença de procedência de ação civil pública ajuizada pelo MPF. O TRF-4 já tinha decidido que “ofenderia o princípio da razoabilidade impedir as freiras de permanecerem com véu em suas fotos, porque para passaportes e cédulas de identidade, não há esse impedimento”.