Ir para o conteúdo principal

Edição de quinta-feira ,14 de novembro de 2019.
https://espacovital.com.br/images/jus_azul_caricatura_2.jpg

A IVI e a teoria impura do futebol



Arte de Camila Adamoli

Imagem da Matéria

Na área jurídica, pode-se dizer que o autor mais ousado e famoso do século XX foi um austríaco chamado Hans Kelsen. Queria expulsar da ciência jurídica qualquer juízo de valor. E fracassou. Por quê? Porque foi mal compreendido. Sua fama resulta de um fiasco interpretativo. Os intérpretes jogaram com quatro volantes e centroavante à moda Texas – aipim fincado.

O austríaco disse: “Apenas o olhar é puro; o objeto não é puro”. Os intérpretes confundiram tudo e entenderam que o objeto deveria ser puro. Tanto é que ele dizia: “A ciência é pura; a aplicação que é feita pelos juízes é recheada de valores e não há qualquer maneira de se dizer que haja uma resposta melhor que outra no direito”.

Obviamente não deu certo. Confundiram as bolas. E da “teoria pura” nasceu o ovo da serpente do decisionismo, do “vale-tudo interpretativo”. De certo modo, essa ficção do jornalista isento é uma pretensão parecida. Impossível isso. A IVI é exatamente o produto de uma ficção. Quiseram enganar a malta fazendo um “olhar puro” sobre o objeto futebolístico. Mas o objeto é impuro, assim como é impuro o olhar sobre o objeto.

Resultado: um isentismo trash (Trash é aquele filme em que o diretor quer fazer a sério e não consegue esconder o zíper da roupa do monstro).

Alguém dirá: poxa, que complicação esse texto do Jus Azul. Complicado?

Complicado é aguentar o discurso “isento” da IVI. O Grêmio venceu o Palmeiras. O que diz a IVI? Grêmio ganhou de um time morto, treinado por um decadente.

Pedro Ernesto esculhambou Felipão até as grimpas. A IVI da Ipiranga deitou e rolou. Objetivo? Desqualificar a vitória do Grêmio. Assim também o Grêmio perdeu para o pior Real Madrid... Essa IVI...

O Inter foi eliminado pelo Flamengo. Para a IVI, o Fla é o melhor time do Brasil, e o Inter perdeu epicamente. Não foram bem essas palavras, mas foi mais ou menos isso. Odair ficou fora da Libertadores, mas é “o melhor técnico”. Foi mais ou menos isso.

O que a IVI esconde? Com seu “olhar puro” (sic), não fala que o Grêmio e o Flamengo praticam o futebol mais bonito e melhor. E que ambos desclassificaram dois times que jogam antifutebol, cujas grandes jogadas são: balão para a área e cruzamento com a mão, de lateral. Incrível: o futebol passou a ser jogado com as mãos. E a IVI gosta.

A IVI, agora, para quarta-feira, esfrega as mãos. Já colocou as luvas brancas da “isenção”. Rogerio Ceni é o cara, diz a IVI. O Cruzeiro, que antes era “morto”, agora ressuscitou. Por quê?

Para justificar eventual resultado negativo. Já o Atlético nem é o que dizem, alardeia um ´ivista´ da praça. Ah, bom. Luvas brancas da isenção.

Alguém achou Hans Kelsen complicado? Então leia os comentários dos ´ivistas´. Leia Diogo Pipoca, Pedro Ernesto, ouça Guerrinha (esse não é IVI, porque assumido), ouça o capitão da IVI do Orfanotrófio, leiam e ouçam a IVI do centro.

Não, não é complexo de perseguição. São décadas de predominância de uma Teoria Pura do Futebol. Kelsen fracassou. A IVI, não. Tanto é que continua a milhão.

Se der Gre-Nal, esperem para ouvir, ler e ouvir o que nunca imaginaram.

Minhas homenagens ao Ricardo Wortmann, quem criou a sigla IVI. Ele foi apenas o nomoteta (dador de nomes, em grego). Ela estava já aí de há muito. RW deu o nome. No princípio, já era a IVI. E a IVI se fez tão forte que, atualmente, falar a palavra IVI é como os cornos: uma coisa que colocaram na sua cabeça. Mas não dá para ver. Só dá para sentir. Como diz a própria IVI, isso de IVI não existe! Ah, bom...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Mais artigos do autor

Charge de Gerson Kauer

Vândalos impunes e a IVI sob nova direção

 

Vândalos impunes e a IVI sob nova direção

(1) “Por que os bagunceiros que vão aos estádios para esculhambar, agredir, e até atirar contra o helicóptero da BM, têm seus nomes mantidos em sigilo?” (2) “O novo comandante da IVI da Avenida Ipiranga é Thiago Cerqueira, que se notabilizou por ironizar o Grêmio”.

Charge de Mario Alberto / Reprodução do Globo Esporte

Ter duas balas e atirar uma fora? É estratégia? Ou é...deixa pra lá!

 

Ter duas balas e atirar uma fora? É estratégia? Ou é...deixa pra lá!

“Em sete partidas pela ´Copa Nordeste (entendam minha ironia!), fizemos sete pontos. Campanha de rebaixamento (33%). Além disso perdemos seis pontos para o Fluminense e dois para o Avaí e a Chapecoense  que estão lutando para não cair.´ Como dizia o “grande filósofo” das antigas – o conselheiro Acácio – as consequências sempre vêm depois”.

NaniHumorBlogspot.com

O batom da anã circense e o pênalti de Galhardo

 

O batom da anã circense e o pênalti de Galhardo

“Estava voltando para casa quando, ao passar por um pequeno obstáculo na rua, meu cinto estourou. A calça caiu completamente. Nesse exato momento uma atriz circense, de baixa estatura, com alto grau de miopia, esbarra em mim, deixando essa marca indelével de batom vermelho”;;;