Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), terça-feira, 7 de julho de 2020.

A piscada do juiz



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Por Carlos Alberto Bencke, advogado (OAB-RS nº 7.968)

O juiz de comarca de entrância inicial é conhecido por um tique motor no olho direito. Pessoa de trato afável, muito querido na comunidade, também é admirado pela sua imparcialidade e extrema competência no trato dos litígios entre os cidadãos da cidade.

Numa ação de usucapião, envolvendo grande extensão de terra, sente-se no ar a tensão que toma conta das partes. Uma delas – o réu da ação – apesar de ser oriundo da cidade, há muitos anos estava fora.

Por isso, desconhece o incontrolável tique repetitivo do magistrado, que acontece nas mais inusitadas ocasiões, causando até alguns constrangimentos para ele.

Quando há o seu depoimento pessoal, o réu senta-se na frente do juiz e, depois de muitas perguntas, é liberado para sair da sala de audiências.

Lá fora encontra-se com um familiar, muito interessado no desfecho da ação, que pergunta:

– E aí? Como foi teu depoimento? Vamos ganhar?

– Olha, se vamos ganhar eu não sei, mas acho que a coisa tá boa pro nosso lado, pois o juiz me disse: ´O senhor pode sair e esperar lá fora´. E aí piscou um olho pra mim...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Charge de Gerson Kauer

O dramático depoimento da vítima de estupro

 

O dramático depoimento da vítima de estupro

Na audiência de ação penal em que é buscada a persecução de um homem acusado de estupro, a defesa do réu lança uma indagação desrespeitosa e inoportuna: “Gostaria que fosse perguntado à ofendida se ela sentiu prazer e alcançou o orgasmo no momento do fato”.

Charge de Gerson Kauer

Goles odoríficos, mas encorajadores

 

Goles odoríficos, mas encorajadores

Na manhã fria, o respeitoso cidadão adentra na sala de audiências, para depor como testemunha. O atilado juiz logo percebe o cheiro específico de recente ingestão de cachaça e, com voz firme, questiona: “O senhor ingeriu bebida alcoólica antes de vir aqui?”

Charge de Gerson Kauer

O juiz não internado

 

O juiz não internado

Na sala de audiências, dia canicular - terno e gravata dispensados - o magistrado confere as decisões que o estagiário e o assessor, também ali presentes, haviam minutado. De repente adentra um estagiário de terno slim, jovial, que vai logo destrinchando prolegômenos, vênias e juridiquês,  etc., como se fosse o advogado da causa...

Charge de Gerson Kauer

Corona no coroa

 

Corona no coroa

A odisseia de quatro pessoas em pequena cidade do interior. A quarentena de um médico alcançado pelo coronavírus. E uma troca de casais como solução, depois da descoberta de um quentíssimo adultério. O texto é do advogado Carlos Alberto Bencke.

Charge de Gerson Kauer

Saudosas postagens no Instagram

 

Saudosas postagens no Instagram

Depois de um casamento feliz por oito anos, Renato e Renata se desavieram. E se divorciaram consensualmente. Meses depois um litígio judicial, entre ambos, por causa das fotos dela, que ele postava em seu Instagram. 

Charge de Gerson Kauer

Uma correntista linda, simpática, atraente

 

Uma correntista linda, simpática, atraente

Convocada pelo banco para atualizar seus dados cadastrais, a cliente com 26 de idade comparece prestativa. Formulários preenchidos, tudo ok, despedidas, etc. À noite ela recebe um torpedo no celular: “Lembra que te atendi hoje? Eu te achei linda e simpática, e fiquei interessado em ficar contigo. E, quem sabe, pode até rolar um sexo bom... Há possibilidades? Beijo’’.