Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), sexta-feira, 18 de setembro de 2020.
https://espacovital.com.br/images/123ver.jpg

Salário inicial de R$ 14 mil para dois advogados que serão concursados pelo TJRS



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

Dois advogados para o TJRS

Na expectativa de que a criação de dois cargos de advogados – a serem concursados – para exercício, em regime de exclusividade, no TJRS possa interessar a um grande número de profissionais da classe advocatícia, o Espaço Vital disponibiliza, adiante, a íntegra do projeto de lei.

O encaminhamento à Assembleia Legislativa será decidido numa das sessões de fevereiro do Órgão Especial da Corte estadual gaúcha. Nesta, a retomada das atividades será no dia 3 de tal mês.

Alguns detalhes da norma projetada: a) Os dois concursados e nomeados exercerão as funções de assessoria e de consultaria jurídicas na esfera do Poder Judiciário do RS, bem como, de representação judicial, quando for necessária a atuação do Poder Judiciário, em nome próprio, na defesa de sua autonomia, prerrogativas e independência em face dos demais Poderes.

b) Os cargos serão desempenhados com dedicação exclusiva e integral, vedado o exercício de outra atividade, remunerada ou não, que tenha relação, direta ou indireta, com a atividade jurisdicional do Poder Judiciário Estadual ou Federal, exceto as previstas na Constituição Federal.

c) A carga de trabalho é de 40 horas semanais. O exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços fora do horário normal de expediente.

d) A remuneração inicial será de 14.003,01. A cifra poderá ser acrescida de eventuais gratificações pecuniárias, estabelecidas em lei – é o que a “rádio-corredor” da OAB-RS já batizou de “possíveis penduricalhos”.

Um advogado para cada 190 habitantes brasileiros

Com 210,8 milhões de brasileiros e 1,1 milhão de advogados (números arredondados), a proporção aproximada de causídicos no país é de 1 para cada 190 cidadãos. A estimativa leva em conta apenas os advogados inscritos na Ordem, sem considerar estagiários (quase 27 mil) e inscrições suplementares (48 mil).

Em 2008, estudo da OAB apontava 571.360 graduados em Direito para 183,9 milhões de brasileiros - ou seja, um advogado para cada 321,8 habitantes. Menos de dez anos depois, o Brasil alcançou a marca de um milhão de advogados. Ontem eles eram exatamente 1.174.043.

De 2008 para cá, o Distrito Federal manteve-se como a unidade federativa com o mais alto índice de advogados. Se antes havia um advogado para cada 140 pessoas, há agora um profissional para cada 73. Na ponta inversa, o Maranhão mantem a menor proporção de advogados em comparação aos demais entes da Federação: há dez anos era um para cada 1.337 habitantes; agora, é um para cada 446.

A média superior de São Paulo, Minas e Rio

Os três Estados mais populosos – São Paulo, Minas e Rio - apresentam dados acima da média nacional, com maior proporção de advogados. O caso mineiro se destaca: há cerca de dez anos, era um causídico para cada 399 mineiros. Atualmente, conta-se 1 para cada 176.

E o RS, embora tenha a sexta colocação em números absolutos de habitantes - 11,3 milhões, menos de 1/4 de SP -, ocupa a 3ª posição em proporção: 1 advogado para cada 134 gaúchos.

O alto índice de advogados no Brasil salta aos olhos quando comparado com os EUA, terceiro país mais populoso do mundo (menos apenas do que China e Índia). Com uma população estimada em 329,6 milhões de habitantes, a nação estadunidense tem 1,352 milhões de advogados, o que gera uma proporção de 1 advogado ianque para cada 244 habitantes.

Os números de ontem

Para arrematar, números atualizadíssimos de ontem (19):

a) Advogados no RS: 43.245 mulheres e 42.585 homens;

b) Advogados no Brasil: 592.378 homens e 581.665 mulheres;

c) População brasileira projetada pelo IBGE: 210;973.028.

A população gaúcha estimada para o RS em 31 de dezembro próximo é de 11.377.239 pessoas.

Leia a íntegra do projeto de lei que cria dois cargos de advogados para o Poder Judiciário do RS.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Getty Images G

Na Justiça do RS a primeira ação vultosa por morte pelo coronavírus

 

Na Justiça do RS a primeira ação vultosa por morte pelo coronavírus

  Está na 30ª Vara do Trabalho de Porto Alegre a ação do espólio de uma auxiliar de enfermagem do Hospital Conceição. A pedida é de R$ 2,8 milhões.

  Projeto de lei institui pensão complementar aos dependentes de profissionais de saúde que, no exercício de suas atividades, falecerem vítimas do Covid-19.

  “A Estrela Roubada”: o advogado Roberto Siegmann dá os retoques finais no livro que vai esquadrinhar uma milionária operação de marketing envolvendo Corinthians, Rede Globo, CBF e STJD.

  Em tempos de isolamento, o velho e bom quebra-cabeça, os jogos de tabuleiro e as cartas eletrônicas do “Paciência” voltam à moda e batem recordes.

Arte EV sobre foto Visual Hunt

Excentricidades judiciais durante a pandemia

 

Excentricidades judiciais durante a pandemia

• Estresse durante a quarentena: um tapete úmido que se transformou em instrumento de agressão contra uma vizinha.

• Uma ação cível - ajuizada por uma estudante de Direito e com a participação de três advogados - em nome de 23 gatos, contra duas construtoras em Salvador (BA).

• O ataque dos ratos à vizinhança, depois que os felídeos foram levados embora.

• A sentença que extinguiu a ação: “Não se poderá admitir que tais animais ostentem capacidade processual”.

Ramiro Furquim / Visual Hunt / Edição EV / Imagem meramente ilustrativa

Negado habeas corpus para que advogado-surfista tenha passe livre para as ondas

 

Negado habeas corpus para que advogado-surfista tenha passe livre para as ondas

• Praticante de surfboard queria autorização para acesso às águas do mar catarinense entre 5h50 e 9h.

• Celso de Mello volta à atividade jurisdicional do STF. Mas só à distância.

• Negada liberdade provisória para detento condenado a 1.128 anos de prisão. Foram 61 crimes.

• Competência da Justiça do Trabalho para julgar eventual vínculo de ensino à distância.

Arte EV sobre imagem do Google

   Juiz extingue ação ajuizada por advogado para obrigar a Azul a reiniciar operações em Chapecó (SC)

 

Juiz extingue ação ajuizada por advogado para obrigar a Azul a reiniciar operações em Chapecó (SC)

 A empresa cancelou todos os seus voos ali, alegando ser decorrência da pandemia.

 Cuidado com golpes sobre precatórios que o TRT-4 estaria antecipando.

 Vinte dias depois de chegar ao Instagram, Sérgio Moro já tem 1 milhão de seguidores.

• Vem aí, em português, o livro sobre a Grande Gripe.

 Você sabia que o Brasil já teve um Presidente da República eleito que não assumiu (em 1919) porque foi vitimado pela gripe espanhola?

 2020 em casa: aumentam as buscas por chinelos e pijamas.