Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 18 de junho de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 22).
https://espacovital.com.br/images/smj.jpg

Diferença de tratamento, ou imparcialidade?



Reprodução

Imagem da Matéria

Por Marco Antonio Birnfeld, editor do Espaço Vital
123@espacovital.com.br

Lançado em 2012, o blog gaúcho “Corneta do RW”, criação do gremista Ricardo Wortmann - engenheiro civil sem qualquer ligação oficial com o Grêmio, nem apoio da direção do clube - ganhou notoriedade pelo estilo brejeiro em fustigar registros jornalísticos vermelhos feitos com parcialidade colorada. (Wortmann chegou, em seu nome próprio, a registrar a marca IVI).

Assim batizada e registrada como Imprensa Vermelha Isenta, a IVI é tida como um conjunto de pessoas, dogmas e princípios que fundamentam um sistema frenético interessado em alavancar o Inter e desprestigiar o Grêmio. Essa quase doutrina clubística teria três centros de concentração de ideias: um na Avenida Ipiranga, o outro na Rua Caldas Júnior, e o terceiro na Rua Orfanotrófio.

A IVI é também frequentemente criticada no claramente gremista espaço Jus Azul, sempre às terças-feiras no Espaço Vital. Ali, o procurador de justiça aposentado e jurista Lenio Streck alfineta parvoíces coloradas (e, às vezes, até inconsistências gremistas) e critica jornalistas de camisa vermelha.

Para seu texto de hoje (18), coincidentemente, depois de ter revolvido o seu baú de escorregões e preciosidades jurídicas e jornalísticas, Streck pinçou ontem (17) um registro de Zero Hora, feito em outubro de 2014, poucos dias antes da posse de Romildo Bolzan em seu primeiro mandato presidencial no Grêmio. Ali, David Coimbra escreveu assim:

Não conheço esse Romildo. Só sei que é político. Não entende de futebol. Se o Grêmio tiver sorte, ele vai imitar o político Jarbas Lima, e desistir. Enquanto é tempo”.

Coincidência: também ontem (17) as redes sociais povoadas de gremistas estamparam uma comparação de duas capas (05.9.2019 e 17.02.2020) de edições do jornal Zero Hora. As tiradas comparativas variaram do pertinente ao ferino, do irônico ao ofensivo.

O Espaço Vital faz a reprodução das duas capas e deixa análises e conclusões como democrático e/ou apaixonado encargo de torcedores gremistas e colorados. Seguramente não haverá unanimidade – afinal o futebol é o esporte mais popular do mundo: segundo a FIFA cerca de 270 milhões de pessoas participam e/ou assistem suas várias competições no mundo todo.

E como já disse Nelson Rodrigues, o genial escritor brasileiro que tem as mais contundentes tiradas da crônica brasileira, “a unanimidade é burra”.

Compare, no alto desta página, as duas capas.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Imagem: iStock/Getty Images

 A boa-fé, às vésperas da morte

 

A boa-fé, às vésperas da morte

  • Interessante decisão do STJ sobre tutela antecipada a uma idosa acometida de mal de Alzheimer.
  • Decisão do TRT/RS: babá sem vínculo empregatício.
  • Quer vender seu precatório? Fique de olho...
  • Sua Excelência versus Sua Excelência.
  • Três momentos importantes para a Bic de Jair Bolsonaro.
  • A pobreza menstrual no Brasil.
  • Uniformização para aposentadoria.

Edição EV sobre foto Visual Hunt

OAB/RS atualiza a relação de advogados excluídos

 

OAB/RS atualiza a relação de advogados excluídos

  • Com a inclusão de cinco novos nomes, o rol completo já chega a 63 bacharéis que estão proibidos de advogar.
  • Nova Lei Federal nº 14.164 inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.
  • Juiz faz papel de babá, durante júri popular: cuidados especiais com a neta de uma testemunha importante.
  • STF nega ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos que impedem membros do Judiciário e do Ministério Público de também serem advogados.
  • O maior número de divórcios no Brasil, em todos os tempos.
  • Nova lei federal (nº 14.164/2021) inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

Imagens: AG News/ Hypeness

Datena indenizará Xuxa por ofensas em rede social

 

Datena indenizará Xuxa por ofensas em rede social

  • Segundo o acórdão do TJ-SP, o apresentador “tem pleno domínio do vernáculo e da linguagem popular, conhecendo muito bem o potencial ofensivo da expressão”.
  • Anvisa analisa dois pedidos de cartões “anti-Covid”.
  • Leiloada por R$ 118,8 milhões a sede histórica da Editora Abril, em São Paulo.
  • XP será a patrocinadora milionária do Comitê Olímpico Brasileiro.