Ir para o conteúdo principal

Edição Extra, interrompendo, em 11.1.2020, as férias da Equipe Espaço Vital
https://espacovital.com.br/images/metaforense_4.jpg

Teoria da (Im)previsão



Arte EV sobre foto Freepik

Imagem da Matéria

Filha de um grande jurista já falecido, a advogada recém formada - buscando orientações sobre o rumo que deveria dar à sua carreira - resolve procurar uma cartomante. Esta, além de tarô, jogava búzios, era astróloga, vidente, médium e ainda trazia a pessoa amada, de volta, em três dias.

Com toda essa titulação, a esotérica recebe nossa advogada com uma voz sombria:

- Eu fui avisada de que você viria aqui.

Ao ver a cara de pavor da doutora, a cartomante esclarece:

- Sua mãe, que é minha cliente antiga, me ligou dizendo que você viria. O que você deseja conhecer?

- Quero saber sobre a minha carreira. Onde estarão as boas oportunidades para os advogados, no futuro próximo?

E então, a taróloga entra em transe. As cartas caem de suas mãos e ela alerta que o espírito do grande jurista pai da consulente está presente e deseja fazer contato com a moça.

A médium, então, começa a balbuciar palavras com muita dificuldade. A advogada toma nota do que consegue compreender e que é apenas o seguinte: “Rebus sic stantibus. Imprevisão! Convide dezenove! Morta, morta! Corona, corona!”

- Uau! Que experiência! – suspira a advogada.

- Essa mensagem faz sentido para você? – indaga a exotérica.

- Todo advogado conhece a cláusula rebus sic stantibus, segundo a qual as condições podem ser revistas, se fatos extraordinários e imprevisíveis modificarem o equilíbrio do contrato trazendo desvantagem a uma das partes. É a teoria da imprevisão. Eu acho que meu finado pai está sugerindo que eu convide 19 colegas e abra um escritório especializado em revisionais de contrato, pois em breve acontecerá um fato imprevisível.

- E quando ele diz “morta” e “corona”?

- Acho que ele quer dizer que está me dando, a morta, ou seja, a barbada. É uma gíria! E que se fizermos isso vamos ter muito sucesso e comemorar com uma cervejada - responde a novel doutora.

- Se você diz... – pontua, reticente, a cartomante.

Pouco tempo depois, a jovem advogada segue os conselhos - vindos do além - de seu falecido pai e abre uma grande banca de advocacia especializada em revisionais de contrato, pouco antes de estourar a pandemia de coronavírus. O escritório tem, então, uma ascensão meteórica diante da necessidade generalizada da se renegociar contratos e rever cláusulas.

Entusiasmada com o sucesso e sem nunca esquecer as palavras póstumas de seu pai, a advogada sai para comemorar, mas ao desrespeitar a quarentena acaba contraindo a Covid-19, vindo a falecer, em seguida.

Ao deixar seu corpo, a alma da jovem era aguardada pelo espirito de seu pai. Ela então fita-o nos olhos e desabafa:

- Papai, me desculpe. Você quis ajudar, mas só agora entendi sua mensagem.

- É... Você aprendeu bem sobre a teoria de imprevisão. Na próxima encarnação vamos trabalhar melhor a hermenêutica. Você acha mesmo que eu usaria a expressão “dar a morta”? Data maxima venia!


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Imagem: Freepik - Arte EV

Compliance tupiniquim

 

Compliance tupiniquim

“Para quem não paga impostos, sempre surge um REFIS. Aqueles que descumprem ordens judiciais, o fazem por saberem que o STJ reduzirá as multas. E quando tudo dá errado, sempre rola uma modulação de efeitos para não prejudicar quem se aventurou demais”.

Imagem: Freepik - Arte EV

Mentoria de honorários

 

Mentoria de honorários

O surgimento de um coach, cuja proposta é inusitada: um método que fará os jovens advogado, ganharem mais do que que o limite máximo estabelecido na lei. Conheça a proposta do estrategista.

Imagem: Freepik - Arte EV

´Hackeando´ o tribunal...

 

´Hackeando´ o tribunal...

Uma conversa ao vivo, via celular, com o hacker que invadiu o saite do TJRS. Conclusão sobre o ataque: “Foi apenas o trabalho intenso, sem nenhum propósito, de alguém que não tinha nada melhor para fazer”...

Imagens: Freepik - Montagem: Gerson Kauer

O advogado irmão de Steve Jobs

 

O advogado irmão de Steve Jobs

A imaginária presença - na cantina de um fórum brasileiro - de Thomas Jobs, o criador do plano UNIADEVAS, do cartão de pontos LAWYER´S CLUB e dos aplicativos 99 CAUSAS GET LAWYERS. E as tentativas inexitosas de mudar as políticas da OAB, tornando-se presidente nacional da entidade...