Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS),sexta-feira, 29 de maio de 2020.
https://espacovital.com.br/images/on_off_2.jpg

Home office e a tecnologia: do limão à limonada!



Imagem Café com Sociologia - Edição EV

Imagem da Matéria

Já que estamos em home office, que tal aprender algumas dicas práticas de como usar melhor a tecnologia para beneficiar a si e ao seu negócio?

São três tópicos com ideias simples, objetivas e práticas de como gerir, usando a tecnologia como aliada.

1. Tempo

No home office, tempo é um grande aliado e um grande problema. Aliado, pois ao não perdermos tempo com deslocamentos, podemos produzir mais. Um problema: temos inúmeras distrações e também, muitas vezes, questões familiares junto com o trabalho, o que antes não acontecia.

Para isto, são essenciais medidas simples e funcionais, como levantar, se arrumar, tomar banho e ir para outro cômodo da casa para trabalhar - caso não tenha um escritório ou dormitório diferente. Precisamos dar a sensação que estamos em outro local da casa para dar a ideia de trabalho.

Dedicar um tempo exclusivo ao trabalho é igualmente importante, pois se misturar tudo (família, comida, trabalho, etc) será muito complexo gerir o tempo adequadamente.

Deixar o celular de lado, e distrações como redes sociais para o momento do descanso ou após o período de trabalho. Aja como se estivesse no ambiente de trabalho mesmo!

2. Software jurídico

Um bom momento para revisar os fluxos internos do escritório: pensar em mudar as funções dos colaboradores; entender o que realmente é necessário e o que não é mais.

Menos é mais. Precisamos - cada vez mais - aprender a viver com menos.

Dica essencial: aprender a usar agenda, tarefas, lembretes e tudo mais que o sistema oferece para automatizar o trabalho. Se a máquina faz, podemos focar no que realmente importa que é pensar.

3. Ferramentas gratuitas

Não tem software? Não pode investir neste momento? Aproveite ferramentas de gestão na nuvem, gratuitas, para fazer as tarefas com mais propriedade e simplicidade. Temos várias famosas, mas faço uma pequena lista do que uso e recomendo:

· Email: Gmail

· Agenda: Google agenda ou agenda no icloud

· Arquivos na nuvem: Google Drive/File Stream, Dropbox, Onedrive

· Tarefas: Google Tarefas (integrado à agenda), Trello

· Lembretes: Google Lembretes, Lembretes Apple

Usando estas ferramentas, sua produtividade poderá aumentar e disponibilizar mais tempo para pensar nos clientes, como melhor atuar para eles e mantê-los, o que também é um desafio do home office.

---------
Use e abuse da tecnologia; senão, você é que ficará com menos tempo para o que realmente importa!

Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores. Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Visual Hunt

O Big Brother real de Porto Alegre!

 

O Big Brother real de Porto Alegre!

“A prefeitura de Porto Alegre - ao arrepio da privacidade de que precisamos num convívio equilibrado - implantou um monitoramento por celulares, sob o argumento de monitoramento da Covid-19. Ela quer saber se temos, ou não,  isolamento e distanciamento social”.

Imagem Uol

As paredes têm ouvidos?

 

As paredes têm ouvidos?

“O STF trocou, na semana passada, o sistema de suas reuniões virtuais. Deixou o Zoom e optou pela Cisco. Por que teria sido? A videoconferência é uma nova forma de relacionamento com clientes, com a vida, com grandes questões constitucionais etc.”

Visual Hunt

Home office mode ON!

 

Home office mode ON!

Seis dicas para que a atividade profissional seja produtiva em seu lar. A primeira: não inicie o trabalho se ainda estiver vestindo pijamas.

Camera Press

Direito ao esquecimento

 

Direito ao esquecimento

“O WhatsApp lançou recentemente fora do Brasil (breve deve chegar por aqui) uma atualização que dará ao usuário a possibilidade de escolher se a mensagem recebida ou enviada permanece no aparelho, backups, etc. por 1 dia, 1 mês ou 1 ano, ou indefinidamente”.