Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), terça-feira, 1º de dezembro de 2020.
https://espacovital.com.br/images/on_off_3.jpg

Home office e a tecnologia: do limão à limonada!



Imagem Café com Sociologia - Edição EV

Imagem da Matéria

Já que estamos em home office, que tal aprender algumas dicas práticas de como usar melhor a tecnologia para beneficiar a si e ao seu negócio?

São três tópicos com ideias simples, objetivas e práticas de como gerir, usando a tecnologia como aliada.

1. Tempo

No home office, tempo é um grande aliado e um grande problema. Aliado, pois ao não perdermos tempo com deslocamentos, podemos produzir mais. Um problema: temos inúmeras distrações e também, muitas vezes, questões familiares junto com o trabalho, o que antes não acontecia.

Para isto, são essenciais medidas simples e funcionais, como levantar, se arrumar, tomar banho e ir para outro cômodo da casa para trabalhar - caso não tenha um escritório ou dormitório diferente. Precisamos dar a sensação que estamos em outro local da casa para dar a ideia de trabalho.

Dedicar um tempo exclusivo ao trabalho é igualmente importante, pois se misturar tudo (família, comida, trabalho, etc) será muito complexo gerir o tempo adequadamente.

Deixar o celular de lado, e distrações como redes sociais para o momento do descanso ou após o período de trabalho. Aja como se estivesse no ambiente de trabalho mesmo!

2. Software jurídico

Um bom momento para revisar os fluxos internos do escritório: pensar em mudar as funções dos colaboradores; entender o que realmente é necessário e o que não é mais.

Menos é mais. Precisamos - cada vez mais - aprender a viver com menos.

Dica essencial: aprender a usar agenda, tarefas, lembretes e tudo mais que o sistema oferece para automatizar o trabalho. Se a máquina faz, podemos focar no que realmente importa que é pensar.

3. Ferramentas gratuitas

Não tem software? Não pode investir neste momento? Aproveite ferramentas de gestão na nuvem, gratuitas, para fazer as tarefas com mais propriedade e simplicidade. Temos várias famosas, mas faço uma pequena lista do que uso e recomendo:

· Email: Gmail

· Agenda: Google agenda ou agenda no icloud

· Arquivos na nuvem: Google Drive/File Stream, Dropbox, Onedrive

· Tarefas: Google Tarefas (integrado à agenda), Trello

· Lembretes: Google Lembretes, Lembretes Apple

Usando estas ferramentas, sua produtividade poderá aumentar e disponibilizar mais tempo para pensar nos clientes, como melhor atuar para eles e mantê-los, o que também é um desafio do home office.

---------
Use e abuse da tecnologia; senão, você é que ficará com menos tempo para o que realmente importa!

Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores. Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Invadiram o STJ e apagaram 1.200 servidores...

“O que temos a aprender com isto? Nenhum servidor é impenetrável. O ponto crítico - além do ataque em si -  foi o fato de não existirem backups off line”.

Montagem EV sobre foto Visual Hunt

Juízo 100% Digital: algoritmos julgando vidas?

 

Juízo 100% Digital: algoritmos julgando vidas?

“Aprovado pelo CNJ vem aí um sistema onde tudo funcionará de forma digital: o trâmite processual, as audiências, o atendimento aos demandantes, etc. Mas precisamos de advogados como administradores da paz social; servidores como elo de garantia ao acesso jurisdicional; juízes como decisores dos fatos dentro dos processos.”

LGPD: já temos a primeira sentença. E agora?

“Parceiros” da Cyrella obtiveram os dados do comprador do imóvel, para que pudessem assediá-lo na tentativa de fornecer a ele serviços estranhos aos prestados pela própria empresa vendedora do imóvel. Reparação moral será de R$ 10 mil.