Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), sexta-feira, 10 de julho de 2020.
https://espacovital.com.br/images/metaforense_4.jpg

A exoneração do intérprete de Libras



Reprodução da Tv Globo - Edição de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

- Boa noite, telespectador! O destaque do dia é a demissão do intérprete oficial de Libras, a Língua Brasileira dos Sinais, da Presidência. Não há qualquer justificativa oficial para a exoneração. Mas especula-se que teria sido em razão dos misteriosos gestos realizados durante o discurso em que o Presidente se pronunciava sobre o pedido de demissão do ex-Ministro da Justiça e explicava que seu filho 04 já saiu com metade das meninas no condomínio, sendo impossível precisar se pegou ou não a filha do assassino da vereadora Marielle Franco.

Temendo que o fato possa gerar interpretações tendenciosas por parte da imprensa, o Presidente apressou-se em marcar um pronunciamento que está começando nesse exato momento.

O Presidente da República entra no ar, ao vivo.

- Após meu último discurso em cadeia nacional o então intérprete oficial de Libras do Governo pediu demissão.

Pode-se perceber que a interpretação em Libras é realizada pela Primeira Dama, em pessoa.

O Presidente prossegue:

- Percebi que nesta posição preciso alguém de confiança. Por essa razão, nomeei para a “pasta” a minha esposa Michelle que é craque na Linguagem dos Sinais tendo, inclusive, discursado em Libras no ato da minha posse, se os senhores bem lembrarem.

Michelle acena para as câmeras.

- Para a imprensa que é perniciosa e me persegue ostensivamente, informo que a exoneração do ex-intérprete se deu “a pedido” e nada tem a ver com os supostos gestos obscenos cujas imagens têm circulado pela internet. Aliás, é bom esclarecer o que realmente significa esse gestual.

O Presidente e Primeira Dama, em sincronia, erguem seus punhos fechados com os respectivos “dedos do meio” apontados para cima e os polegares abertos apontando para fora. Ele, então, inicia a explanação:

- Os dois dedos médios em riste representam Moro e eu, dois arautos da República, com a cabeça erguida. Os polegares indicando direções opostas significam o caminho que agora vamos seguir: eu para a direita e ele para a esquerda, provavelmente, ou seja, não há malícia alguma.

Desfaz-se a rede nacional e o ex-intérprete manifesta em sua rede social que não pediu demissão, mas que foi exonerado após recusar-se a justificar os gestos feitos por ele com a tal explicação dos “Arautos da República”. Lembrou corretamente que os intérpretes de Libras são profissionais sérios e íntegros, que prestam um serviço de inclusão com valor inestimável à Nação.

Referiu ainda que, em Libras, não se traduz literalmente palavra por palavra do que que é dito. Às vezes é preciso fazer um sinal que representa um resumo da situação como um todo.

E diante de tal postagem, um internauta perdido indaga:

- Mas, afinal, o que querem dizer esses gestos?

Ao que intérprete imediatamente responde:

- Eu sou expert em me comunicar com surdos e mudos. Cegos não é meu departamento.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Imagens: Wiki How

Mímica na audiência: imagem e ação (judicial)

 

Mímica na audiência: imagem e ação (judicial)

Durante a audiência virtual, pifa o som de uma das participantes da solenidade. O juiz perde a paciência. Uma das advogadas intervém: “Excelência, eu sou craque naquele jogo ´Imagem e Ação´. Aquele em que uma pessoa faz mímica e a outra tem que adivinhar”... Saiba o desfecho.

Imagem: Aventurasnahistoria.uol.com.br

O grande líder dos astecas

 

O grande líder dos astecas

“Reza uma lenda muito pouco conhecida que, há praticamente 500 anos, as maiores lideranças do Império Asteca se reuniram para eleger um novo Imperador. O líder anterior havia permanecido por tempo demais no poder, e havia uma insatisfação generalizada com o estado das coisas”...

Arte EV

Questão de perspectiva

 

Questão de perspectiva

As amplas chances de vencer uma ação trabalhista, reverter uma demissão por justa causa e ganhar indenização da companhia aérea cujo voo atrasou. E os riscos de uma ação tributária contra a argentária Fazenda Pública.

Chargista DUKE

   A live jurídica

 

A live jurídica

Em tempos de isolamento social, a equipe de um excelente escritório de advocacia realiza uma reunião à distância, via plataformas digitais. O dono do escritório, agressivo e truculento, ordena: “Façam uma livre sobre qualquer porcaria, já e agora”.