Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS),sexta-feira, 29 de maio de 2020.

Inteligência artificial x Covid-19



Arte EV sobre figura de Getty Images

Imagem da Matéria

Por Eduardo Barbosa, advogado (nº 35.070) e conselheiro seccional da OAB-RS
Eduardo@eduardobarbosa.adv.com.br

O mundo está perplexo com a dificuldade em vencer a Covid-19. Decorridos cerca de cinco meses de enfrentamento - Comunidade Cientifica x Covid 19 - eu pergunto: como está o placar?

Admito ter medo de responder!

Estamos em meados de maio, hoje é dia 19; o número de casos de coronavírus, superou a marca de 4 milhões, segundo a Universidade de Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O número de mortes, aproxima-se de 280 mil pessoas no mundo.

Sempre imaginei que o desenvolvimento tecnológico, o avanço da medicina, a área de TI, os robôs e os algoritmos, nos levassem a um mundo em que o ser humano ficasse acima de dificuldades do dia a dia, e também a humanidade seria blindada de várias vicissitudes e mazelas.

Aliás, a preocupação de todos era com as demissões em massa e a extinção de profissões, como motorista de taxi, operador de telemarketing, caixa, vendedor de varejo, e assim vai.

Estou expressando a minha total decepção com a Inteligência Artificial para vencer o coronavirus! Onde está a tecnologia tão difundida e alardeada, como o futuro do planeta, que iria nos tornar seres autossuficientes e teríamos os robôs que fariam tudo por nós?

Os carros seriam conduzidos pela inteligência artificial... Os computadores de alta tecnologia fariam todo tipo de operações matemática, física e química!

Eu pergunto: por que a Inteligência Virtual não salva a humanidade?

Não há como essa inteligência descobrir o medicamento correto para atacar a Covid-19? A inteligência artificial não consegue descobrir a vacina para imunizar a humanidade?

Então, caros leitores, essa inteligência artificial, tão aclamada e reverenciada por tantos, não chega aos pés de médicos, enfermeiros e todos que estão na linha de frente salvando vidas!


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

Fake news é crime no Brasil?

“Observando nossa legislação, verifica-se que as ´fake news´ não se constituem em crime no nosso país. Tanto pela inexistência de previsão de seu tipo normativo, assim como pela ausência de qualquer cominação de pena. Mas isso não significa que elas não possam servir como um dos vários atos ou meio para a prática de determinado crime - como, por hipótese, a difamação”. Artigo de Carlos Eduardo Rios do Amaral, defensor público do Estado Espírito Santo.

Imagem Dicio.com.br

O apoio a profissionais do Direito perseguidos

 

O apoio a profissionais do Direito perseguidos

“A Associação Brasileira dos Advogados do Povo ´Gabriel Pimenta´ atua em prol aqueles que são molestados por exercer seu trabalho com independência e desassombro. E se constitui também como instância de produção intelectual e de ação concreta, dentro e fora dos tribunais”. Artigo dos advogados Henrique Júdice Magalhães (OAB-RS nº 72.676) e Felipe Nicolau do Carmo (OAB-MG nº 129.557 e OAB/ES nº 29.263).

Chargista Aroeira

O STF e o drama cósmico

 

O STF e o drama cósmico

“Entre erros e acertos, os ministros do STF, como ´jurisfilósofos´, têm deliberado sobre alguns ´astros´. Dos guardiões da Constituição, espera-se mais do que luz e revelação. Anseia-se por temperança”. Artigo do advogado Rafael Moreira Mota (OAB-DF nº 17.162)

Imagem Camera Press - Edição EV

A cobiça e o mau uso dos depósitos judiciais

 

A cobiça e o mau uso dos depósitos judiciais

Os empréstimos concedidos pela Caixa Econômica Estadual, nos anos 80, para associados da AJURIS. “O valor à época permitia - a cada um dos tomadores - a aquisição de 19 fuscas novos, valor a ser pago em 120 meses, tudo sem correção monetária, em tempo de inflação de 80% ao mês”. Artigo de Luiz Francisco Corrêa Barbosa, magistrado estadual aposentado e advogado (OAB-RS nº 31.349).