Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), sexta-feira, 10 de julho de 2020.
https://espacovital.com.br/images/escreva_direito_2.jpg

A precisão é uma das qualidades essenciais da linguagem moderna



Imagem da Matéria

Questões de precisão

 

Como já se viu, a precisão é uma das qualidades essenciais da linguagem moderna, em especial em áreas técnicas, científicas e administrativas, em que se inclui o Direito. Como o eficiente uso da língua nesse requisito requer muita atenção, os deslizes são frequentes, razão por que alerto para alguns casos recorrentes.

- MUNICÍPIO ou CIDADE? Não são sinônimos. Cidade refere apenas o núcleo urbano do Município, que abrange também a área rural. Portanto, o gado é criado no interior do Município, e não da cidade; o Prefeito é do Município, e não apenas da cidade. 

- MUNICÍPIO ou PREFEITURA? Além do conceito geográfico, Município é também o nome oficial que se dá ao ente administrativo, à estrutura administrativa, enquanto prefeitura é referência apenas à sua estrutura física, ao prédio em que está instalada a administração.

- CARGO ou FUNÇÃO? São coisas distintas. Simplificando, pode-se dizer que função ou funções são as atribuições que correspondem ao cargo. De outra parte, alguém pode não ocupar cargo, mas exercer determinadas funções.

- ALCUNHA ou APELIDO? Apelido é um pseudônimo, em geral de características populares, pelo qual alguém se torna conhecido, podendo ser laudatório ou pejorativo, enquanto alcunha é sempre pejorativo, ofensivo, injurioso.

- SEMINOVOS ou USADOS? A rigor, seminovo é algo quase novo, não se atribuindo o mesmo significado a algo usado, muito longe de ser novo. O mais interessante se observa na relação vendedor-comprador: no caso de um automóvel, por exemplo, quem o vende diz que é seminovo, enquanto aquele que o compra o chama de usado.

- CAIR ou FORMAR-SE? Neve e geada guardam alguma semelhança, mas não são a mesma coisa. A geada não cai, mas se forma; a água que se encontra no solo congela, se transforma em gelo. A neve, sim, cai pronta.

- ADVERSÁRIO ou INIMIGO? Em inimigo existe o ingrediente do ódio e o caráter da adversidade permanente, enquanto em adversário a adversidade é eventual e não há – ou não deveria haver – o ingrediente do ódio.

- INÓCUO ou INADEQUADO? Mesmo no meio culto estas palavras são usadas como sinônimas, quando, na verdade, têm sentidos muito diferentes. Enquanto inócuo refere alguma coisa sem efeito, inadequado expressa algo que gera efeito nocivo. Uma medida pode ser inadequada, ou seja, gerar algum tipo de prejuízo, ou inócua, isto é, não gerar qualquer efeito.

- SAQUE ou SAQUEIO? O primeiro deriva de SACAR: O saque efetuado no caixa eletrônico; o outro ter a ver com SAQUEAR, envolvendo o ilícito de se apropriar de bem alheio, como, por exemplo recente e odioso, de recursos públicos destinados à saúde em tempos de pandemia...

- ACUSAR ou INCRIMINAR? Enquanto o primeiro significa apenas denunciar, o segundo é muito mais, pois tem o sentido de declarar criminoso.

- INCONTESTE ou INCONTESTÁVEL? Quando se trata de algo que não pode ser negado, é incontestável, enquanto inconteste tem o sentido de contrário, discrepante.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Ciclone-bomba

Diz a regra: “Usa-se hífen em combinações substantivas cujo segundo elemento é indicativo de tipo, forma ou finalidade”. Trocando em miúdos: sempre que o composto é formado por dois substantivos e o segundo informar sobre tipo, forma ou finalidade em relação ao primeiro, usa-se hífen. Bingo!

Imagem (2003) Randy Glasbergen

Meu (muy) amigo computador

 

Meu (muy) amigo computador

O Espaço Vital está repetindo hoje (16) a coluna de sexta (12), em decorrência de a publicação ter ocorrido com cortes - pelo que nos desculpamos com os leitores. O articulista observa que “algumas normas gramaticais são subjetivas, dependentes da inteligência intuitiva, não podendo ser interpretadas e aplicadas pela inteligência artificial do computador”.