Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), sexta-feira, 23 de outubro de 2020.
https://espacovital.com.br/images/jusazul.jpg

Sinais evidentes de perigo de rebaixamento - SEPR



Arte EV sobre caricatura de Baptistão - www.chuteirafc.com

Imagem da Matéria

Advertência da bula do Jus Azul: como gremista, tenho o dever ético de estar preocupado e de fazer críticas. Se persistirem os sintomas, sérias alterações devem ser feitas.

Ao trabalho! Um time do tamanho do Grêmio tem de ter plantel. Especialmente quando há a coincidência de seus dois zagueiros de seleções estarem pisados.

Covid? Os rapazes do Flamengo no 12º dia estavam em campo. 

Há uma pesquisa da Loserspieler Universität – dedicada só ao esporte - mostrando que, quanto mais o time vai mal, mais aumenta o número de atletas no departamento médico, mais demora a cura dos que lá estão e mais expulsões acontecem.  Pesquisa indesmentível. Feita no blind review. Metade dos jogadores com placebo e metade sem.

A coisa não vai bem. Temos de alcançar 45 pontos para escapar do rebaixamento.  E temos de ganhar ou a Copa do Brasil ou a Libertadores. Ou no ano que vem o Grêmio será obrigado a disputar um campeonato que odeia: o Brasileirão. Isso se fizermos no mínimo 45 pontos.

Pessimismo? Não! Realismo. Gente como Ilgo Wink, que representa a fina flor do chapabranquismo, dirá que o Grêmio foi melhor que o Santos. E dirá que fomos prejudicados pela arbitragem. Que já não aguanta mais o VAR. Assim como as explicações de Renato. E justificará todas as alterações feitas pelo treinador.

Neste momento, depois do vexame em São Paulo, com Braz Cubas expulso (pateticamente – aliás, agora é moda: faz pênalti e depois ainda é expulso?), a tabela do odiado Brasileirão começa a acender a luz amarela.

E há SEPR Sinais Evidentes de Perigo de Rebaixamento. Querem ver? As frases que se houve:

(a) Time grande não cai;

(b) Tem muitos jogos ainda;

(c) O time deu mole;

(d) Nana neném;

(e) O Liverpool foi goleado;

(f) Basta ganhar cinco jogos seguidos.

Pela fórmula, estando presentes três das frases acima o perigo se torna maior ainda. As letras b e f são as mais perigosas.

O percentual histórico para rebaixamento varia entre 33 e 38%. O Grêmio está com 40% de aproveitamento. Só para registrar.

Mas tout vas tres bien, Madame La Marquise, como diz a canção de Ray Ventura. Tudo vai muito bem. A zaga está enferma, as expulsões aumentam, os zagueiros reservas estão fora de jogo, é proibido criticar, Maicon está irritado, cascudos não deixam jovens subirem (acordo de vestiário...), mas “está tudo bem”... É o Grêmio 2020.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Gre-Nal, desconfortos, dois gols e o espelhamento da IVI

“Visível o desconforto do capitão Reche comentando o Gre-Nal no SBT. Seu time perdeu de novo. Reinava no estúdio um mal-estar da modernidade (...) E aproveitem para ouvir dois gols na voz vermelha de Ítalo Gall.”