Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS), sexta-feira, 27 de novembro de 2020.
https://espacovital.com.br/images/mab_123_17.jpg

Vamos falar em decano - mas não do STF. E, sim, da advocacia gaúcha



Ana Paula Zardo / Divulgação

Imagem da Matéria

 

 O decano da advocacia

 

Pertinentes adendos feitos pela Assessoria de Comunicação Social da OAB-RS e pela advogada Regina Abel (nº 22.942) a propósito das “Nostalgias do baú”, publicadas pelo Espaço Vital na sexta passada (16). Os advogados Emilio Rothfuchs Neto (nº 2.368) e Fernando Wunderlich (nº 2.803) - que se pensava serem os dois profissionais com inscrições mais antigas ainda exercendo plenamente as atividades profissionais - têm um colega que os sobrepuja, vista a questão sob os prismas etário e registral.

O advogado decano e com permanente atividade no RS é Adalberto Alexandre Snel (nº 1.665). Aos 94 de idade, ele está trabalhando normalmente, em home office. Em Novo Hamburgo, onde reside, despacha diariamente - à distância - com os colegas de banca (Paulo Seibel e Estevão Trentz).

Snel formou-se na UFRGS em 1951, mas já exercia a advocacia regular na condição de solicitador, desde 1950. Antes, ainda estudante, era professor na Casa de Correção (presídio da época, na Ponta do Gasômetro, em Porto Alegre) e trabalhava no Correio do Povo como revisor.

Ingressou no Ministério Público em 1952 sendo promotor em Estrela e Lajeado. Depois, por 32 anos,  foi procurador do Município de Novo Hamburgo, até ali se aposentar em 1984. Foi o primeiro presidente dos subseção da OAB de Novo Hamburgo.

 

 Saudável pujança

 

A propósito, a estatística da Ordem gaúcha de ontem (22) revela a pujança da advocacia da melhor idade.

No grupo etário a partir dos 60 de idade, 6.240 advogadas e 12.006 advogados estão ativos e com suas inscrições regulares. Vigor e vidas longas para todos!

 

 Maganos ou honestos?

 

É verdade que não há democracia sem os políticos, mas a imagem deles no Brasil nunca foi boa e, há décadas, vem piorando. Ainda assim, a carreira política segue atraindo cada vez mais gente. Os números atualíssimos do TSE impressionam.

No total, são 555.475 candidaturas em todo o país para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em 2016 tinham sido 496.927 candidatos. Agora são 58.548 interessados a mais. E a quantidade é 12% superior ao panorama de quatro anos atrás.

Que vencedores e vencidos tenham patriotismo verde amarelo, para defender o povo sofrido - almeja-se!

Sem expectativa de usar cuecas amarelas que escondam lobos-guarás...

 

 Também atrai...

 

O nome preferido de parte poderosa de políticos do Nordeste para a vaga, em dezembro, do ministro do STJ Napoleão Maia - que se aposenta - é o do desembargador Cid Gurgel de Souza, do TRF da 5ª Região (Pernambuco).

O desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Brasília) que também trabalha intensamente pela vaga, tem sido bombardeado por causa de suas próximas ligações com Flavio Dino, advogado, político, professor e ex-juiz federal brasileiro, filiado ao Partido Comunista do Brasil. E também atual governador do Maranhão.

 

 Aproveitando a brecha

 

Será na terça-feira (27) a votação do nome que a Câmara dos Deputados indicará para uma vaga no CNJ. O preferido é o advogado Mario Maia.

Vem a ser filho do ministro do STJ Napoleão Nunes Maia.

 

 O fiel...da balança

 

Com a aposentadoria de Celso de Mello no STF, Alexandre de Moraes desponta como o novo fiel... da balança na corte. A avaliação brasiliense é que o voto dele no plenário será decisivo em questões polêmicas - porque os ministros estão quase sempre divididos em dois grupos.

Um deles é formado por Luiz Fux, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Carmen Lúcia.

O outro, por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e, provavelmente - surpresa! - o novo ministro Kássio Marques.

A “rádio-corredor” da OAB de Brasília já irradiou que Marco Aurélio se manterá distante de Fux após o episódio do traficante André do Rap. E que “os próprios colegas de Alexandre Moraes reconhecem que ele é o ministro que hoje melhor transita entre os dois grupos”.

Isso é muito bom para... - imaginem - Michel Temer.

 

Ladainha política

 

A direção nacional do PT orientou os candidatos do partidos na eleição municipal de todo país a defenderem, no horário eleitoral da próxima terça-feira (27), a anulação da condenação de Lula pelo STF.

Nessa data, o líder petista completará 75 anos.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Arte EV sobre foto SCO/STF

Desde 2004 a discussão no STF da lei que criou os “PMs temporários”

 

Desde 2004 a discussão no STF da lei que criou os “PMs temporários”

  • A brutalidade no Carrefour terminou desnudando - sem nada a ver com o crime, ressalta-se - uma faceta legal-jurídico-jeitosa para preencher 2.000 vagas na Brigada Militar.
  • A declaração pelo STF da completa inconstitucionalidade da Lei estadual (RS) nº 11.991/2003.
  • Uma ação do MP estadual, outra do MPF, para cobrar do Carrefour os danos coletivos causados à população.
  • Um litígio judicial entre donos da Folha de S. Paulo.

Imagens: Freepik - Arte EV

O que o papel higiênico tem a ver com o cafezinho

 

O que o papel higiênico tem a ver com o cafezinho

  • Honorários sucumbenciais de 1% foram destinados, por advogado, à compra do “necessário material” para uso dos frequentadores do Foro de Cruz Alta.
  • Fiadores com a moradia a salvo, quando a fiança for prestada em locação comercial.
  • Élida Costa, se viva, ontem (19) teria completado 100 anos. Mulher de coragem!
  • Município de Pernambuco elege prefeito, vice e os nove vereadores de um único partido.
  • As contas não...contadas e nem cobradas judicialmente da CEEE.
  • Aumento da indenização por morte de advogado vitimado pela asbestose.

Arte EV sobre foto TRT-4 (Divulgação)

Desembargador pede desculpas a trabalhadora!

 

Desembargador pede desculpas a trabalhadora!

  • Acórdão do TRT-4 aborda prestação jurisdicional equivocada, em ação de uma empacotadora contra a rede de supermercados Zaffari.
  • Os cachorros latem quando o gato mia...
  • Deputado quer criar um feriadão nacional em julho de 2021
  • Sérgio Moro começa bem como parecerista: R$ 750 mil.
  • O que a cueca amarela tem a ver com a ação da tartaruga?

Imagem: Freepik - Arte EV

Gafes e desatenções durante sessões virtuais de julgamento

 

Gafes e desatenções durante sessões virtuais de julgamento

  • Esta semana, a “bola antilitúrgica da vez” foi o TRT da 4ª Região. Um advogado semivestido no panorama virtual. E um magistrado afagando uma cachorrinha poodle. Se visse, Marco Aurélio teria chiliques...
  • Sérgio Moro e Luciano Huck sonhando maneiras de como conquistar o mundo...
  • Da série “Ainda não vimos tudo”: colégio carioca chamando seus discípulos de “querides alunes”...
  • Hacker: um componente do submundo do crime altamente lucrativo.
  • O duro impasse entre Latam e aeronautas: risco de mais 1.200 demissões.

Chargista Ricardo Manhães - ND Mais.com.br

Os riscos de estacionar perto de restaurantes!

 

Os riscos de estacionar perto de restaurantes!

  • Um raro caso envolvendo o roubo do carro de um cliente da Churrascaria Barranco, em Porto Alegre. Como fazia regularmente, ele entregou a chave do automóvel ao recepcionista, para que estacionasse numa rua contígua. Houve então o assalto à mão armada.
  • Lula (2009) e Bolsonaro (2020): o reconhecimento à honestidade do senador Fernando Collor. É a velha política.
  • Mudança de jurisprudência no TST: a responsabilidade do empregador pela morte de seu motorista decorre da exposição do empregado a atividade de alto risco.
  • De Brasília a Macapá (AP): os passeios do senador Davi Alcolumbre.

Imagem meramente ilustrativa - Freepik

Treze anos depois da tragédia, a indenização para uma aeromoça da Tam

 

Treze anos depois da tragédia, a indenização para uma aeromoça da Tam

  • Ela não estava a bordo do fatídico voo 3054 - que explodiu em Congonhas - mas foi acometida de estresse pós-traumático. E terminou demitida.
  • A tarrafa tributária que quer alcançar Aibnb e Booking.com
  • Por falar em Airbnb, ela indenizará advogado gaúcho que fez reserva com três meses de antecedência, mas teve suas férias frustradas.
  • Dois milhões de assinaturas em defesa de Mariana Ferrer, a personagem do estupro catarinense que viralizou no país todo.
  • Emoções complicadas: procedimentos de assistência à saúde mental estão sendo cada vez mais solicitados por beneficiários de planos de saúde no Brasil.