Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, terça-feira, 12 de junho de 2021.
(Próxima edição: sexta-feira, 18).
https://espacovital.com.br/images/smj.jpg

Senhores/as advogados/as e respectivos clientes: os números de seus celulares não serão mais sigilosos!



Imagem: Freepik - Arte EV

Imagem da Matéria

  •  “Me passa teu número”..

Uma surpresa que vai impactar a advocacia brasileira e sua clientela. Na próxima adoção, pelos tribunais, das medidas necessárias à implementação do programa “Juízo 100% Digital” um comando da Resolução nº 345 - assinada pelo presidente do CNJ, Luiz Fux - estabelece que “no ato do ajuizamento do feito, a parte e seu advogado deverão fornecer endereço eletrônico e linha telefônica móvel celular”.

Passo seguinte, será admitida a citação, a notificação e a intimação por qualquer meio eletrônico, nos termos dos arts. 193 e 246, V, do CPC.”

A norma considera que “o CNJ detém atribuição para regulamentar a prática de atos processuais por meio eletrônico, nos termos do art. 196 do CPC”.

Os advogados e seus clientes devem estar atentos - entre outros - aos seguintes dispositivos:

Art. 3º - A escolha pelo “Juízo 100% Digital” é facultativa e será exercida pela parte demandante no momento da distribuição da ação, podendo a parte demandada opor-se a essa opção até o momento da contestação.

§ 1º -  Após a contestação e até a prolação da sentença, as partes poderão retratar-se, por uma única vez, da escolha pelo “Juízo 100% Digital”.

§ 2º -  Em hipótese alguma, a retração poderá ensejar a mudança do juízo natural do feito, devendo o “Juízo 100% Digital” abranger todas as unidades jurisdicionais de uma mesma competência territorial e material.

  • Os juízes também fornecerão?

A “rádio-corredor” da OAB-RS cunhou ontem (22) uma solicitação pertinente, que foi encaminhada ao presidente da entidade: “Os magistrados de primeiro e segundo graus, bem como seus estagiários e assessores, também fornecerão seus endereços de e-mail e os números de seus celulares?”

A justificativa para a “proposta de equiparação” - para não falar em isonomia - é plausível: facilitaria o contato quando esses operadores jurídicos que estão do outro lado do balcão estiverem em home office, ou simplesmente não estiverem sendo localizados no foro ou na corte...

  • (In) Constitucionalidade

O Espaço Vital está aberto para receber comentários e artigos concordando ou discordando com a Resolução nº 345. Inclusive sob o prisma da (in) constitucionalidade, ou não dessa norma e dos dois dispositivos do CPC a que ela se refere.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Edição EV sobre foto Visual Hunt

OAB/RS atualiza a relação de advogados excluídos

 

OAB/RS atualiza a relação de advogados excluídos

  • Com a inclusão de cinco novos nomes, o rol completo já chega a 63 bacharéis que estão proibidos de advogar.
  • Nova Lei Federal nº 14.164 inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.
  • Juiz faz papel de babá, durante júri popular: cuidados especiais com a neta de uma testemunha importante.
  • STF nega ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivos que impedem membros do Judiciário e do Ministério Público de também serem advogados.
  • O maior número de divórcios no Brasil, em todos os tempos.
  • Nova lei federal (nº 14.164/2021) inclui conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

Imagens: AG News/ Hypeness

Datena indenizará Xuxa por ofensas em rede social

 

Datena indenizará Xuxa por ofensas em rede social

  • Segundo o acórdão do TJ-SP, o apresentador “tem pleno domínio do vernáculo e da linguagem popular, conhecendo muito bem o potencial ofensivo da expressão”.
  • Anvisa analisa dois pedidos de cartões “anti-Covid”.
  • Leiloada por R$ 118,8 milhões a sede histórica da Editora Abril, em São Paulo.
  • XP será a patrocinadora milionária do Comitê Olímpico Brasileiro.