Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, terã-feira, 20 de abril de 2021.
(Próxima edição: sexta-feira, 23).

Fux envia para Alexandre de Moraes ação da Câmara dos Deputados contra Danilo Gentili



Alan Santos/PR

Imagem da Matéria

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, encaminhou a ação da Câmara dos Deputados contra o humorista Danilo Gentili ao ministro Alexandre de Moraes. Os deputados pedem a prisão do apresentador por ter publicado, no Twitter, mensagem sugerindo a agressão a congressistas. O direcionamento da distribuição processual foi justificado pelo fato de as alegações da Câmara terem relação com o inquérito que envolve o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que está sob relatoria de Alexandre de Moraes.

“Nestes termos, e em resposta à Consulta da Coordenadoria de Processamento Inicial, que indaga ‘como proceder à distribuição do presente feito’, determino a distribuição, por prevenção, ao ministro Alexandre de Moraes, para que proceda como entender de direito” - diz trecho da decisão de Fux.

A ação contra Gentili alega que o humorista praticou “grave ameaça ao livre exercício dos Poderes” ao sugerir que a população fosse ao Congresso e “socasse” todos os deputados por causa da PEC de imunidade.

A ação com a reação partiu de um pedido do deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA) e foi coordenada pelo deputado Luís Tibé (Avante-MG), com a anuência de líderes partidários e do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Eles pedem ao STF o mesmo tratamento dado ao deputado Daniel Silveira.

“Eu só acreditaria que esse país tem jeito se a população entrasse agora na Câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar” - foi o teor da postagem. Após algumas horas de intensa repercussão, a mensagem foi apagada pelo próprio humorista.

Ele tem cerca de 17 mil seguidores no Twitter, onde foi feita a postagem. O comentário teria recebido mais de 20 mil curtidas e outras 2 mil replicações - segundo a petição da Câmara encaminhada ao STF.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Notícias Relacionadas

A correção monetária pelo IPCA e não mais pelo IGP-M

Liminares reduzem o valor dos alugueis em centros comerciais. Uma decisão favorece restaurante que é locatário no Shopping Bourbon, em Porto Alegre. Julgados semelhantes foram concedidos para favorecer inquilinos do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Possibilitada a recuperação judicial do Figueirense

É o primeiro clube de futebol brasileiro a obter o benefícioDecisão do TJ-SC devolve a ação ao primeiro grau, para a análise integral dos termos da tutela requerida. Dívidas chegam a R$ 165 milhões.

Imagem Ecomax-Cdi.com.br

O Dia Mundial da Incontinência Urinária

 

O Dia Mundial da Incontinência Urinária

Apesar de serem pouco falados, os LUTS (Sintomas do Trato Urinário Inferior) são comuns na população, afetando 59% das mulheres e 40% dos homens acima dos 40 anos. O impacto decorrente do "aperto" por que passou um árbitro de futebol, durante partida da Copa do Brasil, na quinta-feira.