
O juiz ladrão...
Publicação em 30.03.21Charge de Gerson Kauer

Março de 2019, era uma tarde quente, numa segunda-feira. No fórum local aquela “normalidade” típica: pilhas de processos; estagiário e assessor em pleno trabalho; e de forma solene, uma audiência regular, presidida por juiz quarentão e formal, recém chegado à comarca. Como o ar condicionado da sala estivesse pifado, as janelas estavam abertas.
Ao fundo, escutava-se distante - aproximando-se - o som de um pistom, alguns tambores e gritos: “Ão, ão, ão...o juiz é um ladrão”.
A audiência seguia, escutava-se a frase repetitiva e o som se fazia cada vez mais próximo, a ponto de criar constrangimentos.
O honrado magistrado - a despeito de saber que as ofensas não poderiam, naturalmente, se referir à sua pessoa foi-se deixando tomar por inquietude momentânea.
Tentando quebrar aquele clima, desceu da sua solene cadeira e seguiu alguns passos até a janela para ver o que se passava. Provavelmente pensava em tomar alguma providência, ainda que fosse apenas para manter a ordem. Mas as vozes se faziam mais fortes e a expressão se repetia: “O juiz é um ladrão”.
Quando espiou para fora, o magistrado escutou outra expressão: “Juiz trapaceiro... roubou do Cruzeiro”.
Foi então que vislumbrou uma claque se aproximando. Nela, um bumbo, dois pequenos tambores, um pistom etc., todos envergando camisetas do Cruzeiro de Minas Gerais, em época de glórias antes do rebaixamento à Série B.
Vinte ou trinta torcedores reclamavam contra o arbitro ´fulano de tal´, morador da própria cidade de Luz (MG) e que, na véspera, tinha ´roubado´ do time cruzeirense, numa partida contra o América Mineiro. Os manifestantes passaram indiferentes à frente do fórum, seguiram pela mesma rua mais duas quadras, até a frente da moradia do árbitro futebolístico, que por cautela já sumira da cidade.
No fórum, com todos os personagens da cena judiciária surpreendidos pelo momento cômico, o magistrado relaxou e arrematou:
- Superados os incômodos causados por incontroláveis emoções futebolísticas, vamos prosseguir com a audiência.
E assim se fez.