Marco Aurélio antecipará aposentadoria para garantir a paridade salarial
Publicação em 01.04.21O decano do STF, Marco Aurélio Mello, informou ontem (31) ao portal da Record que sairá aposentado uma semana antes da data limite de sua aposentadoria, “para garantir a paridade com os ministros da ativa”. Há um dúvida quanto ao índice de reajuste para as aposentadorias compulsórias, e para não correr o risco de ter um reajuste diferente, o ministro optou por antecipar a aposentadoria em uma semana.
"Sairei sete dias antes de, em 12 de julho, completar 75 anos de idade, que é a minha data limite para permanecer no cargo. Mas não se trata de uma antecipação maior de aposentadoria. O tribunal termina o primeiro semestre judiciário no dia 30 de junho e eu sairei no dia 5 de julho, apenas para evitar percalços” – anunciou.
Quando o jornalista lhe pediu detalhes, Marco Aurélio explicou: “Já que há uma boataria muito grande quanto ao sistema de reajuste dos proventos - considerados a aposentadoria compulsória, o reajuste pela Previdência, e índices talvez superiores, ou a espontânea, em que há paridade com o pessoal da ativa – eu prefiro realmente o certo. Assim, como o País é de uma insegurança maior, eu tenho que tomar as precauções".
“Sairei no dia 5 de julho, e não mais no dia 12, para garantir a paridade com os ministros da ativa” – repetiu.