Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 14 de maio de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 18).
https://espacovital.com.br/images/201811081626490.jpg

O “Morcegão” colorado



Visual Hunt

Imagem da Matéria

Quem teve o privilégio de integrar a estrutura do vestiário colorado pode conhecer figuras que fazem parte da nossa história. No Jus Vermelha da semana passada, citei o Pernambuco, com 50 anos de serviços prestados, despedido em plena pandemia juntamente com outros 59 trabalhadores. Estabeleci na ocasião um paralelo com um caso igualmente marcante e que atingiu o massagista Moura.

Para mim, o mais próximo foi o Osmair que exerceu sempre com muita competência a tarefa de ficar de olho nos jogadores – jovens que com certeza ganhavam até 100 vezes mais do que ele. Muitas vezes o seu Osmair, com discrição, dava uma “letrinha” à direção acerca de algum atleta.  Sempre contou com o apoio de policiais civis e militares, uma verdadeira rede.

O seu Osmair sempre foi um mistério.  Às vésperas dos jogos decisivos, no auge da ansiedade, na madrugada, eu descia para o saguão do hotel e lá estava ele, sentado em um lugar pouco visível e com olhos de águia controlando a movimentação de quem ingressava no hotel e a movimentação nos quartos dos atletas.

Graças às conversas da madrugada soube das suas histórias da época de policial. Sobretudo um homem justo.

Ingressando no hotel em Curitiba os atletas foram em duplas para os quartos. Fiquei na portaria “esticando as pernas” e tomando um cafezinho; percebi que um carro parou e dele saíram duas moças de “parar o trânsito”, como diria o meu pai. Realizados  os trâmites, acessaram o elevador.

De olho no indicador, o Osmair verificou que elas estavam hospedadas no andar imediatamente abaixo  daquele reservado aos jogadores. Fui até ele, que sentenciou: “Doutor isso é esquema do fulano”. Justamente um jogador que havia passado por um clube de lá.

Atletas de futebol colocam apelidos em todos e pelos seus hábitos noturnos chamavam ele de “Morcegão”. Devemos muito ao seu Osmair.

Outra figura extraordinária que conheci foi o seu Gentil, encarregado da rouparia. Se há alguém que faz jus ao nome é ele. Um profissional de muita competência e zelo.

Sobre o Pernambuco e outros 59 trabalhadores despedidos, soube foi deferida, em sede de tutela de urgência, a suspensão do ato até que sejam realizados exames clínicos e o teste da Covid-19. Também justa a determinação da manutenção do plano de saúde por um prazo superior ao do contrato.  

Uma retificação

O filho do Moura esclareceu que ele jamais residiu no Estádio dos Eucaliptos e que o pagamento do débito foi realizado pelo presidente Fernando Miranda. Também houve a colocação de uma placa de homenagem no vestiário.

À época em que dava os primeiros passos como advogado tive notícias do caso por relatos. Todavia, corrigindo o equívoco, atribuam-se os méritos pela solução a quem de direito.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Arte EV sobre imagem Visual Hunt

A loiraça belzebu

 

A loiraça belzebu

Tudo indicava que o sonho do clube seria realidade: a contratação de um atleta jovem, capaz de jogadas espetaculares. Mas... uma dama da noite entra em cena e faz vistosa marcação cerrada. Agora, o prometido goleador passa a necessitar de R$ 1 milhão.

Imagem Contilnet Notícias

Fala, fala e não entendo nada

 

Fala, fala e não entendo nada

Os jogadores de futebol como todos os profissionais, guardam grandes diferenças intelectuais e comportamentais entre eles. Devemos levar em conta a origem social e o desenvolvimento seletivo da vocação futebolística.

Arte EV sobre imagem Medium.com

Falta generosidade no Inter

 

Falta generosidade no Inter

Na semana em que veio à tona que o Abel Braga teria chamado, dentro do vestiário, os atuais dirigentes do Internacional de “moleques” e em plena pandemia, o Pernambuco é despedido. Ele tinha uma vida dedicada ao clube, com 50 anos de serviços prestados.