Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 18 de junho de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 22).
https://espacovital.com.br/images/on_off_3.jpg

Futuro ou passado: ser o presente é uma questão de escolha



Imagem: Youtube

Imagem da Matéria

On / Off

Em Xangai, na última terça-feira (20.4) foi projetado - através de drones de diversos modelos e tipos -  um QR Code gigante, por meio do qual milhares de pessoas nas ruas, ou em suas casas, puderam baixar um jogo que estava sendo lançado. Mais do que apenas imaginar o futuro da publicidade no mercado, temos que esta realidade já existe e se torna presente no direito em diversos aspectos.

Como assim? Primeiro, vamos esclarecer alguns termos técnicos.

QR Code: uma imagem em formato bem peculiar que permite redirecionar a um saite, arquivo, contato ou outro elemento através da internet, utilizando apenas a câmera do celular.

Legal Design: processo de mudança de mindset na seara jurídica que utiliza técnicas de visual law para tornar o trabalho mais atrativo e simplificado visualmente.

Visual law: série de técnicas que fazem mais visuais documentos que, antes, eram apenas de texto.

E diante destes detalhes, assinalo que o Legal Design existe desde meados de 2010, e vem sendo utilizado com mais força a partir de 2019 no universo jurídico.

E na visão da advocacia, o que pode ser útil? Utilizar QR Code em petições para remeter a vídeos no YouTube de forma a fazer memoriais, informações, explicativos - enfim, produzir de forma efetiva com mais clareza o que pretende dizer ao Judiciário.

Colocar QR Codes em petições já é um início, mas que tal pensar em modificar o seu contrato de honorários para torná-lo mais simples, objetivo, compreensível ao cliente? São atitudes como estas que podem fazer a diferença entre o passado e o futuro, agora no presente.

Estabeleça o que quer agora para estruturar e transformar o seu presente no futuro. Temos preceitos dos Códigos de Ética mudando e com ele novidades que vão alicerçar mais fortemente redes sociais, entre elas YouTube.

Ficar no passado pode ser um fardo para o seu negócio no futuro.

#PenseNisto

#AjaAgora

PS - Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores. Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Abranet

Direito ao esquecimento. Hein? Esqueci!...

 

Direito ao esquecimento. Hein? Esqueci!...

“A liberdade de expressão deve ser plena, ainda que admitamos que ofensas ou eventuais indenizações poderão ser pleiteadas em casos de usos descabidos ou errados desta possibilidade de agir conforme a própria vontade, mas dentro dos limites da lei e das normas racionais socialmente aceitas”.

Retrospectiva tecnológica 2020

 

Retrospectiva tecnológica 2020

Os advogados terão que - no dia a dia da profissão - aprender a usar mais os recursos da tecnologia com salas virtuais junto aos tribunais (e seus diversos sistemas diferentes, Google Meet, Cisco Webex, Zoom, Microsoft Teams, entre outros). E manejar QR Codes com links para vídeos no YouTube e, brevemente, acesso ao Espaço Vital.