Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 18 de junho de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 22).
https://espacovital.com.br/images/metaforense_5.jpg

Hackeando a justiça



Imagem Shutterstock

Imagem da Matéria

Em meio ao grave ataque hacker que derrubou os sistemas do TJRS - inviabilizando a tramitação de processos físicos e eletrônicos - o presidente do tribunal recebe a ligação do invasor:

- Alô, é o presidente do TJ? - indaga a voz carregada de sotaque russo.

- Aqui é o “Desembargador Presidente”. Por favor, atente para a liturgia. E, sim, sou eu. Quem fala?

- Oi! Eu sou o hacker russo que acabou de invadir o sistema do tribunal, criptografando milhares de documentos. Tudo bem com o senhor?

- Olha, já estive melhor - assevera a autoridade. Mas não esqueça de se dirigir a mim como Vossa Excelência.

- Então, excelência, estou ligando para pedir o resgate. Quero cinco milhões para liberar os arquivos criptografados.

- Ah, então você é um hacker de verdade? - indaga retoricamente o magistrado. Chegamos a cogitar que o ataque houvesse sido orquestrado por um grupo de pais e mães insatisfeitos com a nossa decisão de proibir as aulas presenciais no Estado?

- Sim, vi isso na imprensa. Confesso que fiquei com vergonha alheia e até um pouco ofendido. Mas o que me interessa mesmo é o meu pedido de resgate.

- Pois seu pedido está indeferido e ordeno-lhe que os arquivos sejam liberados em 24 horas, sob pena de multa diária - sentencia, enérgico, o magistrado.

- Olha, vocês não têm ideia de quem eu sou! Sou um poderoso hacker russo e, um minuto atrás, vocês achavam que o meu engenhoso ataque era obra de um grupo de pais e mães – ironiza o criminoso. Mas fiz da Justiça um refém. Paguem o regate e ela será retomada rapidamente. Caso contrário, a prestação jurisdicional vai demorar muito!

- Nós não nos importamos com isso! Tanto que, antes mesmo do seu ataque, os prazos dos processos físicos e eletrônicos já estavam interrompidos, em razão da Covid-19.

- Uau, eu não sabia disso! Até entendo a suspensão de processos físicos para evitar contágio, mas por que suspender os eletrônicos?...

- Não damos explicações a um fora da lei, como você...

- Então que o tribunal pague o resgate em consideração aos advogados que já enfrentam dificuldades por causa da pandemia e que, agora, definham aguardando seus alvarás.

- Nós nunca nos preocupamos com isso! Por que agora seria diferente? – retruca, impassível, o presidente.

hacker, então, desliga o telefone. E pensativo, dirige-se à sua equipe:

- Sequestramos a justiça, mas eles não pareceram ligar muito. Pesquisem aí algo com que os magistrados brasileiros realmente se importam, e vamos atacar! - ordena o criminoso.

Rápida, a equipe conclui a pesquisa:

- Chefe, descobrimos, em um saite chamado Espaço Vital, algo que a cidadania brasileira critica muito. Mas é uma palavra que não consta em nenhum dos tradutores para russo.

- Qual é essa palavra? – indaga o hacker chefe.

- Pen-du-ri-ca-lhos!...


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Imagem Visualhunt – Edição: EV

 O advogado haole e o juiz local do pico...

 

O advogado haole e o juiz local do pico...

Em meio à pandemia, tem início mais uma audiência tele presencial. A solenidade é presidida por um magistrado da capital, radicado no litoral desde o início do surto de coronavírus. Em alguns momentos, a liturgia forense fica de lado, para ser substituída por expressões de gíria. O juiz seria um “pro”, ou um “prego”? 

Visual Hunt

O advogado influenciador

 

O advogado influenciador

O sóbrio e sênior advogado tradicional passa a usar um look modernoso e colorido. Investe em bronzeamento facial e clareamento dentário. E se transforma em youtuber. Mas a OAB abre um processo disciplinar contra ele...sob o argumento de que “o profissional deve manter comportamento compatível com a dignidade da profissão”...

Charge de Gerson Kauer

A nostalgia de autos físicos

 

A nostalgia de autos físicos

Duas frases do idoso advogado a seu jovem herdeiro, também profissional da advocacia: “Filho, os autos eletrônicos subtraíram todo o romantismo da profissão. Sentirei muita falta dos autos em papel”.