Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, sexta-feira, 18 de junho de 2021.
(Próxima edição: terça-feira, 22).
https://espacovital.com.br/images/metaforense_5.jpg

O advogado haole e o juiz local do pico...



Imagem Visualhunt – Edição: EV

Imagem da Matéria

Em meio à pandemia, tem início mais uma audiência tele presencial. A solenidade é presidida por um magistrado da capital, radicado no litoral desde o início do surto de coronavírus.

- Bom dia! - cumprimenta juiz, dirigindo-se aos advogados. Peço ajuda dos senhores para tocarmos rapidamente esta audiência, pois logo mais entra um offshore e quero estar preparado.

Um dos advogados, impressionado, responde:

- Uau, um caso de offshore em paraísos fiscais, envolvendo operações ilegais com evasão de divisas e sonegação de impostos, certamente!

- Não! - esclarece o juiz. Trata-se de um vento offshore! Aquele que vem do continente em direção ao mar, permitindo a formação de altas ondas! É que estou morando em condomínio aqui no litoral, desde o início da pandemia, então virei surfista. E à tarde o mar vai estar clássico!

Ante a incredulidade dos presentes, o magistrado prossegue:

- Daí hoje estava crowd, com muitas audiências e testemunhas para ouvir. Até pensei em rabear, cancelando tudo, mas então decidi dropar, estão ligados? É que eu sou pro, fazer o quê?

Após um breve momento de silêncio, um dos advogados se manifesta:

- Doutor, o senhor não deveria residir na comarca onde presta a jurisdição? Afinal é disposição expressa de lei?

- Ah, entendi, o senhor é haole, né? Não é do pico. Está perdidão na vala. Acorda, prego! O mundo está globalizado, conectado! Não existem mais barreiras físicas. Ademais, a capital é flat, sem graça, e eu estou no rip, no auge da minha forma para o surfe!

Diante de tal reação, o advogado haole decide não suscitar mais qualquer questão. Assim, a audiência transcorre normalmente, embora repleta de gírias e expressões estranhas ao operador do direito não frequentador das rodas do surfe.

Após dropar todas as audiências, o julgador conversa com a sua assessora, utilizando da sua linguagem peculiar. Então, a moça decide interpelá-lo:

- Sabe, doutor, acho que o senhor já passou tempo demais residindo no litoral. Talvez seja hora de voltar.

- Uau! Você acha mesmo? Se você está dizendo, prometo pensar sobre o assunto... enquanto surfo hoje à tarde! ... . (E o rosto do magistrado se abre em um largo e irônico sorriso).

E a assessora, internamente, pensa consigo: “Ele é um prego, mesmo”...

_____________________________________________________________________________________________________

Serviço Espaço Vital

A gíria dos surfistas brasileiros tem aproximadamente 180 expressões. Apresentamos, abaixo, brevíssimo glossário:

1) Crowd – Muita gente surfando numa mesma área.

2) Dropar, Drop – Significa descer a onda da crista até a base.

3) Flat – Mar liso, sem ondas.

4) Haole – É o cara que não é daquele pico, mas vem de fora para surfar ali

5) Offshore – Vento lateral, da terra para o mar. Este vento normalmente é quente e alisa as ondas; é muito bom quando não está intenso.

6) Pico – Ponto favorável à prática do surf

7) Prego – Surfista que não sabe pegar onda muito bem.

8) Pro – Surfista profissional, competidor e que ganha dinheiro com o esporte.

9) Rabear – Situação quando um surfista já está na onda, descendo a parede, e outro surfista dropa na frente dele, impossibilitando que o primeiro continue na onda.

10) Rip – Estar no rip é estar em forma.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Visual Hunt

O advogado influenciador

 

O advogado influenciador

O sóbrio e sênior advogado tradicional passa a usar um look modernoso e colorido. Investe em bronzeamento facial e clareamento dentário. E se transforma em youtuber. Mas a OAB abre um processo disciplinar contra ele...sob o argumento de que “o profissional deve manter comportamento compatível com a dignidade da profissão”...

Imagem Shutterstock

Hackeando a justiça

 

Hackeando a justiça

Em meio ao grave ataque que derrubou os sistemas do TJRS, o presidente da corte recebe a ligação do invasor: “Oi, eu sou o hacker russo que acabou de invadir aí, criptografando milhares de documentos. Tudo bem com o senhor?”...

Charge de Gerson Kauer

A nostalgia de autos físicos

 

A nostalgia de autos físicos

Duas frases do idoso advogado a seu jovem herdeiro, também profissional da advocacia: “Filho, os autos eletrônicos subtraíram todo o romantismo da profissão. Sentirei muita falta dos autos em papel”.