Ir para o conteúdo principal

Porto Alegre, terça-feira, 3 de agosto de 2021.
(Próxima edição: sexta-feira, 6).
https://espacovital.com.br/images/jus_azul_especial_cigarra_2.jpg

O trauma de vestiário e a alegoria do escritório: “Socorro, Doutor Odlimor!”



Arte EV sobre imagem Behance.Net

Imagem da Matéria

Tiago Nunes sofreu boicote dos jogadores do Corinthians. Caiu. Isso o deixou traumatizado. Todos os dias vemos isso. O novo técnico do Inter foi derrubado pelos jogadores no São Paulo. E Ramirez foi derrubado pelos jogadores no Inter.

Se isso é fato - e é - então os clubes têm de tomar providências. Motim a bordo?

Escrevi, semana passada, aqui no J.A.: Há duas teses no ar. A primeira é a de que TN está colocando os bruxos em campo para mostrar que são ineficientes. A segunda é a de que TN compôs com os bruxos.

Eu disse que as duas teses são suicidas: a primeira pode derrubar TN por maus resultados; a segunda o derrubará por maus resultados. Um dilema sem saída. É como o dilema do trem: para salvar cinco pessoas, puxa a alavanca e desvia o trem, só que mata um gordinho.

Temos então o paradoxo Tostines: os bruxos são assim porque a direção permite... Ou a direção também é refém dos bruxos?

Se ainda alguém não entendeu, vou fazer uma alegoria. Imagine um grande escritório de advocacia. Os sócios-proprietários são o Namreh Socram e o Dr. Odlimor Nazlob. E mais 30 advogados que são empregados. Quatro deles acabaram de ganhar uma causa de milhões para o escritório.

A causa entrou por causa do escritório, que tem um nome, uma fama, uma tradição. Os advogados são agentes de uma marca.

OK? Agora, vamos supor que esses quatro agora decidem que podem colocar os pés na mesa do sócio-proprietário do escritório e ainda pedir cafezinho.

Quem são os advogados que colocam os pés na mesa do dono? O Dr. Mociam, o Dr. Ahnifar, o Dr. Namennak, o Dr. Zetroc. Mas tem mais alguns amotinados contra o novo gerente do escritório, o Dr. Ogait.  O que fazer? Demitir os amotinados. Simples assim.

Sob pena de o escritório afundar.

Penso que os Doutores Nnamreh e Odlimor Nazlob devem estar atentos a isso.

O escritório já participou de três licitações e perdeu todas. Parece que os advogados não estão gostando do novo office-coach, o Dr. Ogait Senun.

O escritório é tradicional. Ele fica e os advogados passam.

Nnamreh e Odlimor: cuidado com os causídicos amotinados. O conselho (e o pedido) é de um dos clientes do escritório.

(ass.) Oinel Kcerts


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor