
O novo mundo virtual de Zuckerberg
Publicação em 04.11.21Getty Images

Eis aqui um tema que já desperta a atenção dos jovens pelo mundo todo: o super mega grupo empresarial e econômico Facebook agora se chama Meta.
Mas acalmem-se, jovens, pois a rede social Facebook ainda não mudará de nome, pelo menos por enquanto.
Já o novo mundo virtual prometido pela Meta, o metaverso, esse sim promete ser a revolução da internet em um futuro bem próximo.
O metaverso, nas palavras de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, é um espaço de encontro social, que transcende ao que já é/era o Facebook. Trata-se de uma espécie de mundo paralelo, construído e sedimentado no âmbito da inteligência artificial e da realidade virtual, sendo utilizado e manejado pelas pessoas por meio da utilização de óculos de realidade virtual e por meio de avatares, representando cada pessoa, dentro do metaverso.
Certamente, é um projeto audacioso que mudará a utilização da internet e das redes sociais na história da humanidade. Do mesmo modo, mudará o Facebook, agora Meta, de patamar. A Bloomberg Intelligence estima o negócio em cerca de US$ 800 bilhões até 2024.
Mas e o direito, onde fica neste cenário? Como todos sabemos, o direito está sempre correndo atrás das mudanças e transformações experimentadas diariamente pela sociedade.
O Poder Judiciário, somente agora está, finalmente, tornando-se totalmente virtual. Claro que tivemos justiças vanguardistas nessa seara, tais como a federal e a do trabalho, há tempos já absolutamente digitalizadas. Em vários Estados da Federação, há tempos também os judiciários estaduais já são totalmente virtuais. Aqui no Rio Grande do Sul, somente agora estamos mergulhando de forma definitiva no processo eletrônico.
Imaginemos aqui, então. Como seria uma audiência, ou então uma sessão de julgamento, no metaverso planejado por Zuckerberg? Cada advogado e partes em algum local do mundo, com seus respectivos óculos de realidade virtual, representados por seus avatares, juntos em uma sala de audiência criada por algum tribunal dentro do metaverso. Que loucura seria! Esse é o futuro que nos espera.
Conclamamos os ilustres colegas Gustavo Rocha (colunista do espaço ON/OFF), e Rafael Berthold (colunista da não menos importante METAFORENSE, que está em “recesso” há vários meses) para nos apresentarem seus respectivos olhares, por meio de seus criativos textos, abordando esse futuro universo virtual ilimitado, que promete mudar tudo o que conhecemos hoje acerca da internet.
O primeiro, para nos apresentar um olhar mais técnico e especializado sobre esse futuro mundo virtual. E o segundo, para nos brindar com uma sempre engraçada e bem humorada história, relacionando o direito com a inteligência artificial e a realidade virtual prometidas por Zuckerberg.