Ir para o conteúdo principal

Edição de sexta, 1 de julho de 2022.
(Próxima edição: terça dia 5.)
https://espacovital.com.br/images/romance_forense.jpg

Perfumes jurisdicionais



Charge de GERSON KAUER

Imagem da Matéria

Audiência de ação penal relativa a roubo à mão armada, ocorrido em loja de perfumes, com prisão em flagrante do assaltante em fuga. O magistrado - homem elegante, traje bem cortado, penduricalhos pingando em sua conta - ouve, como vítima, a dona do estabelecimento. Aos 30 de idade, ela exala fragrância típica aos melhores perfumes franceses.

Aos soluços – mesmo passados vários meses desde a investida criminosa – a vítima ainda está em choque existencial. Quando o magistrado indaga sobre o possível reconhecimento visual do acusado, ela quase entra em síncope.

A escrevente alcança-lhe água, o promotor oferece balas de hortelã, a vítima não aceita participar do reconhecimento – no que, aliás, está certíssima. A ela é sugerido então que, para evitar justamente o encontro visual com o facínora, aguarde no contíguo gabinete do juiz.

Este, na sequência, ouve as testemunhas, interroga o réu e manda chamar os agentes penitenciários para a volta do réu ao presídio. De repente, o celular do magistrado tilinta, ele pede desculpas e ausenta-se do recinto para atender a ligação:

- Vou à minha sala. Por favor, aguardem um minuto.

Quando se prepara para retornar à sala de audiências, o magistrado é surpreendido pela vítima:

- Doutor, o senhor tem compromisso hoje à noite?

O juiz polidamente responde “já ser compromissado diuturnamente há muitos anos”. A mulher sorri insinuante e diz ter gostado “do que acabei de ouvir, mas lhe asseguro que eu não estou a fim de compromissos sérios”.

O magistrado capta o recado e objetivamente sugere que seria melhor, para ela, “buscar alguém mais novo”. Claramente – mas sem explícitas palavras – ele dá a entender que, com 50 de idade, não tem mais disposição física para as maratonas sexuais que parecem ser almejadas pela jovem mulher.

Ela volta à sala de audiências; o juiz também. Ele senta-se para presidir os derradeiros momentos. E – após um suspiro – evoca Vinicius de Moraes, o poeta das muitas mulheres: “A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”.

Os demais presentes entreolham-se sem entender o porquê da frase, aparentemente fora do contexto jurisdicional.

Ao que interessa: duas semanas depois o assaltante é condenado a seis anos de prisão. E a loja de perfumes continua ativa.


Mais artigos do autor

Charge de GERSON KAUER

Consulta ginecológica à moda romana

 

Consulta ginecológica à moda romana

Ela era uma mulher interessante, sem exuberâncias, estava sempre perfumada, usava saltos altos, cabelos bem penteados. Um dia, ela foi ao consultório de um ginecologista que só atendia “particular”. O recôndito era decorado com objetos típicos das antigas milícias romanas.

Charge de GERSON KAUER

Uma comarca só de advogados

 

Uma comarca só de advogados

Um advogado, um juiz e um promotor conversam sobre a rotina forense, o congestionamento de cartórios, a precariedade de funcionamento dos JECs, as dificuldades para operar o processo eletrônico. “Eu exijo morar num resort” – pede o magistrado. “Eu quero uma ilha que me possa fazer lembrar o Éden” – pretende o representante do Ministério Público...

Charge de GERSON KAUER

A suprema vibração

 

A suprema vibração

A segurança do STF resolveu aplicar o que seus agentes chamam de “cana dura”. É a dica que significa ser minuciosamente exigente na revista dos pertences pessoais de todos os que chegam – mesmo os mais conhecidos e idôneos frequentadores. Vai daí que...

Charge de GERSON KAUER

Serviços sexuais insatisfatórios

 

Serviços sexuais insatisfatórios

Granjeiro do interior gaúcho, após tratar de assuntos comerciais em Porto Alegre, deu uma esticada nas bandas da avenida Farrapos. No local escolhido, sentou-se, pediu um uísque, e outros mais... A percanta combinou o preço e garantiu a excelência da voluptuosidade que prestaria...

Charge de GERSON KAUER

Pamonha jurisdicional

 

Pamonha jurisdicional

Na petição de apelação, o advogado embutiu um recado sutil: “A advocacia vem sendo desrespeitada por magistrados que não se dão ao trabalho de analisar os pleitos que apresentamos. Como somos tratados como pamonhas, informo que gostosas receitas desta iguaria oriunda do milho estão facilmente disponíveis na internet”.

Charge de GERSON KAUER

A importância do currículo

 

A importância do currículo

A reclamante é uma mulher bem talhada, 30 de idade. O reclamado, um senhor de 60. A alegação é a de que, por vários anos, ela trabalhara para a família dele como empregada doméstica, sem carteira assinada. De repente, a patroa faleceu... Imaginem o capítulo seguinte