Sobre o editor do Espaço Vital

"Decepcionado com o crescimento jurisdicional da estagiariocracia"
Marco Antonio Birnfeld, o conselheiro mais antigo em atividade na OAB-RS (primeiro mandato a partir de 1º.1.2004), reeleito em 28 de novembro de 2021, é reconhecido como “independente”.
Em seus assentamentos na OAB gaúcha tem vários louvores por trabalhos em favor da classe advocatícia e da entidade.
Abandonou a advocacia contenciosa em 2012, decepcionado com "o crescimento jurisdicional da estagiariocracia". Desde então, mescla suas residências: Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Desloca-se por causa das questões climáticas; por razões de saúde, evita o clima gaúcho no inverno.
Integrou (1969/1975) a equipe da TV Difusora de Porto Alegre (atual Band) que, em fevereiro de 1972, gerou a primeira transmissão de tevê a cores no Brasil.
Em 1973 e 1974 ganhou dois "Prêmios Associação Rio-grandense de Imprensa", ao produzir, em cores, o compacto de cirurgia cardíaca (que durou seis horas) em que uma criança de dois anos teve que ser congelada; e a primeira operação cesariana exibida na tevê brasileira.
É jornalista laureado do Jornal do Comércio (RS) - onde atua desde outubro de 1969 - primeiro com uma coluna sobre rádio e tevê; e a partir de 1972 como titular da edição impressa do Espaço Vital. Criou o Espaço Vital na Internet em setembro de 2000.
Quando o movimento ´OAB Mais´ venceu as eleições da OAB-RS em novembro de 2006, foi o criador do Jornal da Ordem. Titular, que era, do domínio www.jornaldaordem.com.br , Marco Antonio – alguns meses depois - transferiu graciosamente, à entidade, os respectivos registros de que era detentor.
Receba o EV
Assine nossa newsletter e receba informações jornalísticas. É grátis! Basta preencher o formulário à direita, nesta página.